Nesta terça-feira (25) a Subseção de Caldas Novas sediou o programa OAB-GO Itinerante. O presidente da Ordem goiana, Henrique Tibúrcio, explicou o projeto. "O objetivo do programa é aproximar a seccional dos advogados, já que nosso principal ponto é ouvi-los para saber as necessidades da subseção. Ainda aproveitamos estes encontros para trazer os serviços oferecidos pela OAB para o interior".
O presidente da Subseção de Caldas Novas, Laudo Natel Mateus, agradeceu a presença da seccional na cidade. "Agradeço a visita da Ordem em nossa subseção. Nesta ocasião, solicito que a seccional nos ajude na conquista de novas varas, pois este é um dos principais problemas do nosso município", afirma.
A criação de novas varas foi um dos assuntos indagados pelos advogados durante a audiência. Segundo Tibúrcio este é um grande problema que infelizmente não é só de Caldas Novas. "Há necessidade de criação de varas em várias cidades. Já tenho uma reunião marcada com o presidente do Tribunal para tratar desse e de outros assuntos e estou confiante que dê bons resultados", responde.
Outra questão levantada foi a promoção de palestras sobre o Código de Ética pela Esa. De acordo com Flávio a escola tem esta preocupação e já tem um módulo que discute exatamente este assunto. O valor da UHD também foi discutido durante o encontro. "Tenho uma reunião com o José Taveira para tratar sobre o problema da atualização deste valor, mas caso não consigamos um acordo a OAB vai entrar na justiça porque está na lei este reajuste. O estado tem que valorizar a advocacia dativa, pois sem ela a população ficaria sem assistência judiciária", informa Tibúrcio.
Durante o evento, o presidente da subseção divulgou a campanha Diga Não a Contravenção. "O objetivo é conclamar a sociedade para denunciar o exercício ilegal da profissão. É importante denunciar para valorizar a profissão de advogado e assegurar a prestação ética de serviços advocatícios para população", explica.
A 27ª edição do programa foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – Comarca de Caldas Novas. O presidente Henrique Tibúrcio deve visitar ao menos dez subseções ainda no primeiro semestre para ouvir pessoalmente os advogados.
Presenças
O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges, presente no evento, informou aos advogados da subseção o lançamento do serviço de transmissão, via internet, dos cursos da capital para o interior. "Para o advogado assistir aos cursos é preciso apenas fazer um cadastro prévio no site da Esa", informa Flávio.
A Escola está usando os meios digitais para encurtar a distância entre a seccional e as subseções. O diretor-geral informou, também, que as aulas ficarão disponíveis em uma biblioteca virtual para serem acessadas a qualquer hora. Também foi informado que será enviado por e-mail um formulário com o intuito de aprimorar o atendimento da Esa.
Estiveram presentes à reunião o secretário-geral da OAB-GO, Júlio César Meirelles; o diretor-adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Nelson Borges de Almeida; o vice-presidente da Subseção de Caldas Novas, Amiral Castro Coelho; a juíza Karine Tormim; o delegado adjunto da Subseção, Leylton Benedicto e o presidente da Comissão de Direito Digital e Informática, Tabajara Francisco Póvoa Neto.
Homenagem
A OAB-GO ainda prestou homenagem aos advogados da cidade com mais de 25 anos de inscrição. O presidente Henrique Tibúrcio entregou os certificados aos advogados Amiral Castro Coelho; Geralda dos Santos Moraes; Heli Pimenta Carneiro; Hemert Almeida Oliveira e Sousa; Hilton de Aquino; Ireni Ferreira Lafaiete de Godoi; Nelson Borges de Almeida e Nilce Rodrigues Barbosa.
"É uma honra poder prestigiar aqueles que são modelo para os novos advogados. Exemplo de ética e dignidade. Eles mostram que a persistência faz parte do sucesso", afirma Tibúrcio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO