Subseção de Ipameri sedia OAB-GO Itinerante

27/02/2014 Evento, Notícias

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, realizou nesta terça-feira (25) na Cidade de Ipameri a primeira edição do programa OAB-GO Itinerante na subseção e a 25ª realizada pela seccional. Na ocasião, o presidente falou sobre o projeto. "É um programa que busca aproximar a seccional dos advogados. O objetivo é ouvir a advocacia, para saber onde a Ordem pode ajudar e no que pode melhorar, pois entendemos que cada subseção tem suas necessidades e peculiaridades", explica.

O presidente da Subseção de Ipameri, Leonardo Pimenta Cury, agradeceu a presença da seccional na cidade e disse ser um privilégio esta realização. "O OAB Itinerante tem como uma de suas finalidades interiorizar os serviços da Ordem, principalmente os serviços e benefícios da Casag. É um privilégio da Subseção de Ipameri receber a seccional. Esta é a oportunidade dos advogados de falar frente a frente com a diretoria da OAB-GO, pois acredito que nada que esteja bom não possa ser melhorado", afirma.

Presente no evento, a promotora Simone Sócrates de Bastos parabenizou a Ordem pela iniciativa que, segundo ela, é muito importante. "A presença da diretoria da OAB junto aos advogados militantes é importante para saber o que eles precisam. Para que exista um estado democrático é necessário contar com a participação de todas as entidades", diz.

Durante a audiência os advogados presentes indagaram a diretoria sobre assuntos pertinentes da categoria. O primeiro tema abordado foi a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a forma como está sendo feito. Para o advogado presente está ocorrendo de forma muito rápida o que dificulta a aprendizagem do funcionamento do processo.

Tibúrcio respondeu dizendo que este procedimento foi imposto pela justiça e não pela OAB. "Tentamos conversar para que a implantação fosse gradativa, pois sabemos que alguns advogados poderão ter dificuldades em aprender o funcionamento do peticionamento eletrônico, mas não fomos atendidos. Contudo, o lado bom do PJe é que os processos vão ficar mais rápidos, pois havia muita demora na movimentação das ações físicas. Esta é a nova realidade do mundo moderno precisamos nos adaptar", esclarece.

Questionado sobre o alto valor da anuidade o presidente da OAB-GO respondeu que o ideal seria não pagar nada, mas que a Ordem tem custos. "A nossa anuidade está na média. Não é a mais cara e sabemos que não há nenhuma outra seccional que presta os serviços que oferecemos. Se pensarmos nos benefícios proporcionados, não é tão cara. Para conseguirmos abaixar o valor, precisaríamos diminuir os serviços oferecidos e acredito que esse não é o interesse da advocacia. Também há o desconto para pagamento antecipado e à vista", explica.

Estiveram presentes à reunião o conselheiro federal da OAB, Reginaldo Martins; o secretário-geral da OAB-GO, Júlio César Meirelles; o diretor-tesoureiro da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Júlio César Machado; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges; a vice-presidente da Subseção de Ipameri, Sirlene de Fátima Silva; o diretor-tesoureiro da subseção, Leandro Vaz da Fonseca; a juíza diretora do Fórum da Comarca de Ipameri, Maria Antônia de Faria; o promotor Leandro Franklin de Oliveira; o juiz da Comarca, Luiz Antônio Afonso Júnior; o comandante da 4ª Companhia Destacada da Política Militar, Carlos Antônio da Silva; o ex-presidente da Subseção de Ipameri, Milton Cademartori Simão, representando a prefeita de Ipameri Daniela Vaz Carneiro; o ex-presidente da subseção Horácio Carlos Daher de Faria; e Clenio Neri Silva representando o juiz João Correia.

A 25ª edição do programa foi realizada no Tribunal do Júri do fórum local. O presidente Henrique Tibúrcio deve visitar ao menos dez subseções ainda no primeiro semestre para ouvir pessoalmente os advogados.

Homenagem
A OAB-GO ainda prestou homenagem aos advogados da cidade com mais de 25 anos de inscrição. O presidente Henrique Tibúrcio entregou os certificados ao ex-presidente da Subseção de Ipameri, Milton Cademartori Simão e aos advogados Sebastião Augusto de Sousa, Amalia Carneiro e Márcia Carneiro.

"É uma honra poder prestigiar aqueles que são exemplo na profissão e para os jovens advogados, pessoas que realmente vivem a advocacia. Eles mostram que a persistência faz parte do sucesso", afirma Tibúrcio.

PJe
A ESA realizou, também, na terça-feira (25), na sede da subseção o curso e treinamento sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe), ministrado pelo presidente da Comissão de Direito Digital e Informática, Tabajara Francisco Póvoa Neto.

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, diz que a Ordem está disponibilizando esta oportunidade para os advogados, pois a implantação do PJe é uma realidade. "Hoje não há cursos que auxiliem os advogados a utilizar o PJe, por isso a Ordem tem promovido estes cursos para ajudar a advocacia a se familiarizar com este novo recurso", esclarece.

O Conselho Nacional de Justiça aprovou em 2013 a resolução determinando a implantação do PJe em todos os tribunais do Brasil dentro de três a cinco anos, e que todos estes tribunais deverão neste ano de 2014 implantar no mínimo 10% de seus processos eletrônicos em 1º e 2º grau.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×