Na etapa final do XXIV Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da OAB-GO, os participantes levaram os principais anseios da advocacia do interior de Goiás para os diretores da seccional. Entre as principais reclamações está o déficit de juízes nas comarcas, questão que já foi discutida em abril com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, lembrou que há um concurso em andamento e disse que espera que pelo menos parte das vagas sejam providas após esse certame.
Outra reivindicação foi o atraso no pagamento dos honorários dativos e o aumento do valor da UHD. Tibúrcio lembrou que a seccional já criou a Comissão de Valorização dos Honorários e da Remuneração Salarial dos Advogados e pediu que as reclamações e reivindicações sejam encaminhadas ao órgão. Mais cedo, o presidente da OAB-GO informou que a seccional estuda ingressar em ação contra o governo do Estado exigindo o aumento do valor da UHD (veja aqui).
Os presidentes solicitaram ainda a atualização dos livros das bibliotecas das delegacias. Henrique Tibúrcio informou que, devido às reformas que os códigos estão sofrendo neste ano, serão adquiridos novos livros e códigos para todas as bibliotecas da seccional em 2014. A realização de mais cursos e palestras nas subseções também foi reivindicada pelos presidentes, solicitação que foi encaminhada à diretoria da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO.
O presidente da Subseção de Uruaçu, Rodrigo Rodolfo Fernandes, sugeriu que a OAB-GO dê mais visibilidade às ações contra a captação ilícita de clientela. "A OAB-GO tem atuado com veemência contra esta prática. Miinha sugestão é que a divulgação das ações seja mais ampla." Já o presidente da Subseção de Niquelândia, Nilson Ribeiro, pediu que o Tribunal de Ética tenha uma postura mais ferrenha nos casos de captação de clientes.
A próxima edição do evento será realizada em Goiânia, no primeiro semestre de 2014. Foi eleita, ainda, a oradora do próximo colégio, a presidente da Subseção de Jataí, Simone Gomes.
Participaram do XXIX Colégio Estadual de Presidentes de Subseções os presidentes das subseções de Anicuns, Claudmar Lopes Justo; Aparecida de Goiânia, Walter de Araújo; Caiapônia, Jamar Mendonça Júnior; Caldas Novas, Laudo Natel Mateus; Catalão, Randall de Melo Gomes; Ceres, José Barreto; Cristalina, Miguel Alexandre Filho; Crixás, Diones Domingos Antunes Oliveira; Firminópolis, Henrique de Oliveira Brito; Formosa, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo; Goianésia, Oneidson Filho de Jesus; Goiás, Haroldo José Machado Filho; Ipameri, Leonardo Pimenta Cury; Iporá, Claiton Alves dos Santos; Itapuranga, Gary Elder da Costa Chaves; Itumbiara, Marcelo Meinberg Geraige; Jataí, Simone Oliveira Gomes; Jussara, Carmino Ferreira dos Santos; Luziânia, Divino Luiz Sobrinho; Mineiros, Euzébio João Fontana; Niquelândia; Nilson Ribeiro Spindola; Piracanjuba, Carlos Alves Cruvinel de Lima; Pires do Rio, Saulo Medeiros Júnior; Planaltina, Hélio Bertoldo Gomes; Pontalina, Edson Mortari; Porangatu, Victor Marques Martins Ferreira; Quirinópolis, Abelardo José de Moura; Rubiataba, Achiles João da Silva; São Simão, Marcelo Vasconcelos Castro; Trindade, Theondorley Rodrigues Magalhães; Uruaçu, Rodrigo Rodolfo Fernandes; o vice-presidente de Inhumas, Fabiano dos Santos Passos; a vice-presidente de Morrinhos, Paula Alexandrina Vale de Medeiros; o secretário-geral adjunto de Anápolis Jorge Henrique Elias; e o diretor-tesoureiro de São Luís de Montes Belos, Eurípedes Nunes de Almeida.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO