Em reunião com o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, na segunda-feira (26), o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Saulo Ricardo de Freitas, apresentou uma proposta de criação do Fórum Permanente do Sistema de Justiça em Goiás. O projeto propõe que através de maior integração entre OAB-GO, TRE e outros órgãos seja feito compartilhamento de recursos entre os integrantes do fórum.
A integração envolveria capital humano, informação, instalações físicas, máquinas, veículos, entre outros. Segundo o projeto, o objetivo é proporcionar maior coesão no exercício das atividades e economia na gestão de recursos.
De acordo com Freitas, o projeto se divide em duas fases: a interna, que diz respeito às atividades e ganhos relativos à própria administração interna, e a externa, que pretende alcançar os requisitos e necessidades do cliente-cidadão. "Trabalhamos para dar início às atividades do fórum até o fim de setembro", disse o diretor-geral do TRE.
O projeto será ainda apresentado em sessão plenário ao Conselho da OAB-GO. "Em princípio é a ideia interessante que, se colocada em prática, ajudará todos os envolvidos", afirmou Tibúrcio.
Fariam parte do fórum o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ministérios Públicos do Estado de Goiás, Federal e do Trabalho, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitora, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Tribunal de Contas da União, Defensoria Pública da União em Goiás e Ordem dos Advogados do Brasil.
Também participaram da reunião o conselheiro Dyogo Crosara e o analista judiciário do TRE Christiano Vieira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO