Uma comitiva de advogados e juízes de Caldas Novas se reuniu, nesta quarta-feira (31), com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Ney Teles de Paula, para pedir a criação de mais varas e provimento de mais juízes na comarca. O secretário-geral da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles, esteve na reunião, acompanhando o presidente da Subseção de Caldas Novas, Laudo Natel Mateus, o vice-presidente, Amiral Castro Coelho, e a secretária-geral, Cláudia Helena Gonçalves Santos Vilela, além de advogados militantes na região.
Laudo Natel destacou o grande crescimento da comarca e da cidade. "Nosso pleito é justo, porque o jurisdicionado é afetado diretamente por isso. Não posso deixar de exaltar o trabalho dos juízes, mas eles chegam ao limite. Viemos mais uma vez pedir socorro." A diretora do foro de Caldas, Vaneska da Silva Baruk, ressaltou a necessidade de criação de novas varas, já que a comarca é 4ª maior no estado em ingresso de novas ações. "A cidade cresceu muito em quantitativo de turistas, imóveis e empreendimentos e, com isso, vem o aumento no número de processos. Precisamos de mais juízes, oficiais de justiça e escreventes, já que metade dos servidores é cedida pela prefeitura. Enquanto não resolvermos esses três gargalos não faremos uma prestação jurisdicional eficiente."
O desembargador Ney Teles reconheceu a urgência dos pedidos. "Esperamos muito desse concurso. As demandas são muitas em todo estado, mas nós entendemos a importância e a necessidade de Caldas Novas." Participaram também da reunião a deputada federal Magda Mofatto; o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal; o ex-presidente do TJ-GO e advogado, Paulo Teles; o diretor-geral do TJ-GO, Wilson Gamboge; a juíza da 1ª Vara Cível e da Infância e da Juventude, Karinne Thormin da Silva; e a juíza do Juizado Especial Cível e Criminal, Fabíola Fernanda Feitosa de Medeiros Pitangui.
Após a reunião com o presidente do TJ-GO, parte da comitiva se reuniu com a desembargadora Amélia Martins de Araújo, que faz parte da Comissão de Regimento e Organização Judiciária do Tribunal. A desembargadora afirmou que o novo Código de Organização Judiciária deve sair em breve e que o pleito de Caldas será analisado com atenção. "Os desembargadores que compõem a comissão estão abertos aos pleitos. Estamos com uma visão mais ampla, de que temos que administrar para o futuro. Vejo com bons olhos todo pleito de melhoria no atendimento, na prestação jurisdicional mais ágil."
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO