O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, participou na sexta-feira (25) da posse da nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), Elza Silveira. A cerimônia foi realizada no auditório do Fórum Trabalhista e contou com a presença do governador Marconi Perillo e do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Orestes Dalazen, além de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em seu discurso, Henrique Tibúrcio parabenizou o desembargador Mário Sérgio Botazzo pelo trabalho desenvolvido à frente do TRT-18 e destacou relação com a OAB-GO. "Parabenizo por comandar até aqui uma das mais eficientes equipes da Justiça do Trabalho do Brasil, reconhecida por sua celeridade e qualidade dos serviços prestados à população. Para alcançar esse elevado padrão de atendimento, posso garantir que foi decisiva sua postura de ouvir a advocacia e sensibilizar-se quanto aos anseios da categoria diante dos percalços que surgiram."
O presidente afirmou que os desembargadores que assumiram a presidência e vice-presidência do TRT-18 reúnem todas as virtudes necessárias para agregarem conquistas importantes à Justiça Trabalhista. "Tenho convicção de que esta tarefa não lhes será penosa ou difícil, pois são experimentados na arbitragem das lidas forenses, na vida e na sensibilidade das misérias do povo."
Por fim, Tibúrcio ressaltou que é indispensável a participação dos advogados para que grandes realizações sejam alcançadas a frente do tribunal, além de destacar o papel da OAB-GO na defesa das prerrogativas da categoria. "Estou certo de que teremos seu apoio nesta missão de permitir a atuação plena do advogado, pois ele é o defensor dos direitos do cidadão."
Leia o discurso na íntegra:
Senhoras, senhores,
É noite de um mês de janeiro especial para a Justiça goiana, de muitas transições. A mudança é solo fértil para adotar novos olhos e promover avanços em favor da sociedade.
Esta Casa é templo de solução dos conflitos que estão entre os mais antigos da civilização, o embate entre as mazelas de trabalhadores e empregadores.
Cumprimento-o, desembargador Mário Sérgio Botazzo, e o parabenizo por comandar até aqui uma das mais eficientes equipes da Justiça do Trabalho do Brasil, reconhecida por sua celeridade e qualidade dos serviços prestados à população.
Para alcançar este elevado padrão de atendimento, posso garantir que foi decisiva sua postura de ouvir a advocacia e sensibilizar-se quanto aos anseios da categoria diante dos percalços que surgiram. O senhor recorreu diversas vezes às OAB-GO para buscar o melhor caminho de atender aos anseios da sociedade através do advogado.
Ouvir é o verbo mais praticado pelo verdadeiro sábio.
Estou certo de que os desembargadores Elza Cândida da Silveira e Aldon do Vale Alves Taglialegna, que ora assumem o comando do TRT 18ª Região, reúnem todas as virtudes necessárias para agregarem conquistas importantes à Justiça Trabalhista.
A missão confiada às suas mãos é trabalhosa, porém sublime. O trabalhador é a verdadeira nobreza de qualquer sociedade, pois toda nação é resultado de seu suor, de seu sacrifício. Faltar-lhe com a justiça seria ruir os alicerces da democracia e macular a dignidade de um povo. O acesso à Justiça precisa ser efetivo e verdadeiro
Tenho convicção de que esta tarefa não lhes será penosa ou difícil, pois são experimentados na arbitragem das lidas forenses, na vida e na sensibilidade das misérias do povo.
Não resta dúvida de que a justiça ganha importante reforço, mas a conquista se estende a toda a sociedade goiana, que jamais prescindiu de profissionais de trajetória ilibada e honrados como vossas excelências.
Desembargadora Elza, seu conhecimento de vida, equilíbrio e bom senso são quesitos tão imprescindíveis quanto o profundo conhecimento jurídico.
Permito-me dizer que é indispensável a participação dos advogados para que alcance as realizações mais nobres a frente deste tribunal.
A OAB-GO e a Agrata atuam unidas na defesa das prerrogativas e na valorização do advogado. Devo salientar que o sinuoso trajeto de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) representa hoje um grande desafio aos administradores da Justiça Trabalhista.
A Ordem tem buscado incansavelmente contornar os percalços e conto com sua sensibilidade para cumprirmos essa tarefa o com mínimo de prejuízo ao usuário da justiça.
Quaisquer obstáculos que limitam o livre exercício da advocacia e afrontem as prerrogativas profissionais que, infelizmente, ainda persistem pontualmente em Goiás têm sido foco de sistemática atuação da seccional. Estou certo de que teremos seu apoio nesta missão de permitir a atuação plena do advogado, pois ele é o defensor dos direitos do cidadão.
Nesta casa de justiça, se cultuam e se guardam os valores maiores do ser humano. Caros senhores, estamos ombreados no fortalecimento e na defesa intransigente da jovem democracia brasileira.
É no âmbito do judiciário que o cidadão mais humilde encontra guarida para a garantia de seus direitos. Ele somente terá segurança de seu indispensável papel no fortalecimento da nação se encontrar elevado nível de excelência no atendimento.
A Ordem dos Advogados do Brasil cumpre com determinação e galhardia seu papel constitucional de representar o advogado e defender a democracia. Em torno da maior instituição civil brasileira resplandece o clamor da sociedade.
Contem com a advocacia, desembargadora Elza, desembargador Aldon para firmarem um sólido legado à frente deste Tribunal.
Com a ajuda de Deus e com a sabedoria de vossas excelências, o meu desejo é que alcancem seus mais nobres, justos e elevados objetivos à frente deste tribunal.
Muito obrigado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO