Tem início o I Seminário Estadual de Direitos Humanos

26/11/2012 Evento, Notícias

Está sendo realizado, nesta segunda-feira (26), o I Seminário Estadual Sobre Direitos Humanos, um evento promovido pela OAB-GO e pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira). O seminário tem ainda o apoio do Governo de Goiás e das Comissões de Direitos Humanos e Direito Homoafetivo da seccional goiana.

O secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges, participou da cerimônia de abertura do seminário e afirmou que os Direitos Humanos são muito caros à Ordem. "A OAB é uma das defensoras desses direitos, temos uma obrigação constitucional de lutar pela defesa dos Direitos Humanos. Temos grande satisfação de receber esse evento e realizá-lo em parceria com instituições que têm o mesmo objetivo. Daqui nascerão novas iniciativas em defesa dos Direitos Humanos."

A secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis, afirmou que o objetivo do evento é debater um tema controverso na história brasileira. "No senso comum, Direitos Humanos é proteção a bandidos, mas o seminário vai mostrar que é o direito de cada um, independente de qualquer condição."

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Alexandre Prudente Marques, ressaltou a importância da realização de um evento com essa temática na seccional. "Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Hoje o tema é mais discutido, porque sempre está na pauta, mas temos que abordá-lo sempre porque Goiás, por exemplo, ainda é deficiente com relação a políticas públicas para Direitos Humanos."

Participaram também da mesa diretiva o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAOO dos Direitos Humanos do Ministério Público de Goiás, Maurício Gebrim; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Valdevina Neves dos Santos; a representante do Conselho Estadual da Igualdade Racial, Raimunda Montelo; o superintendente de Direitos Humanos, representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, Edilson de Brito; o presidente do Conselho Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (COELGBTT), pastor Edson Santana do Nascimento; e o delegado especial do Núcleo de Pessoas Desaparecidas, Marco Antônio Martins de Araújo.

A conferência de abertura do seminário contou com a palestra de Flávia Piovesan, que é professora doutora da Faculdade de Direito da PUC-SP, professora de Direitos Humanos do Curso de pós-graduação da PUC-SP e da PUC-PR, e professora do programa de Doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidad Pablo de Olavide (Sevilla, Espanha). O deputado federal pelo PSOL-RJ, Jean Wyllys, participaria da mesa redonda sobre Liberdade de Expressão e Religião, mas devido à convocação partidária para representar o PSOL no ato público em defesa dos royalties do petróleo para o Rio de Janeiro, Jean não pôde comparecer ao evento. A última mesa redonda será com Simone Vieira da Cruz, que é secretária executiva da Articulação de Mulheres Negras (AMNB).

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×