As 21 entidades que aderiram à campanha Ficha Limpa Goiás, deflagrada no último dia 26 de março, assinaram uma carta aberta à sociedade reafirmando seu compromisso em continuar exigindo do poder público a observância dos princípios da Lei da Ficha Limpa para o provimento de cargos de confiança em todos os níveis da administração pública. A assinatura ocorreu durante evento realizado nesta quarta-feira (13), na sede da OAB-GO, oportunidade em que foi apresentado o balanço da campanha.
“Essa não é uma campanha da OAB, a Ordem simplesmente lançou uma semente que encontrou vários agricultores”, disse o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, que agradeceu a “valorosa” contribuição de todas as entidades. “Muitos outros parceiros virão, até porque esta é uma campanha permanente e que só vai ter fim quando alcançar seu objetivo. Afinal, para cuidar da coisa pública é preciso, realmente, ter a ficha limpa.”
Por enquanto, a campanha coletou mais de 10 mil assinaturas em pouco mais de dois meses, por meio do site www.fichalimpagoias.com.br, e conseguiu a aprovação de leis e decretos pelo governo do Estado, Assembleia Legislativa e municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Chapadão do Céu, Morrinhos, Serranópolis, Aparecida de Rio Doce, Itarumã e Perolândia. Esse número, contudo, deve ser aumentado, visto que em outros municípios, como Goiânia, ainda tramitam leis dessa natureza.
Para o vereador Virmondes Cruvinel Filho, que representou a Câmara Municipal de Goiânia no evento, a “Ficha Limpa é uma realidade e esperamos que, com isso, a democracia se fortaleça. É um orgulho fazer parte deste momento”, disse. O procurador-geral de Goiânia, Reinaldo Barreto, ressaltou o apoio “entusiástico” do prefeito Paulo Garcia, que “sempre estará ao lado dessas boas iniciativas”. Já o procurador-geral de Aparecida de Goiânia, Tarcísio Francisco dos Santos, representando o prefeito Maguito Vilela, destacou a luta da OAB pelo fim da corrupção no Brasil, em vista da “tendência de moralização do país”.
Também compuseram a mesa diretiva do evento o vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé; o secretário-geral, Flávio Buonaduce Borges; a secretária-geral-adjunta, Maria Lucila Ribeiro Prudente de Carvalho; o diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho; o conselheiro federal João Bezerra Cavalcante; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jaime José dos Santos; e o presidente da OABPrev, Antonio Carlos da Silva Magalhães.
Participação
O presidente da Associação Goiana dos Advogados Públicos e Autárquicos (Agapa), Renato de Sousa Faria, estava entre os apoiadores da campanha e ressaltou que a iniciativa “representa uma vitória do profissionalismo sobre a indicação política sem critério”. Já o presidente da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra), Rafael Cortez, disse que a Ficha Limpa Goiás “deve ser seguida por toda sociedade”.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel), Rafael Campos Carvalho, a ideia de moralizar a administração pública é “brilhante”. “É algo que precisava ser feito. Parabéns à OAB-GO”. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Romão Tavares da Rocha, por sua vez, comentou que “toda campanha para defender os direitos da sociedade é sempre importante e damos apoio irrestrito à OAB”. Já o presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), Rafael Lara Martins; classificou a campanha como “um flagrante sucesso”: “Prova disso é a maciça adesão das mais importantes instituições, órgãos e associações do Estado, o que demonstra o papel de liderança jurídica, política e social da OAB”.
Ainda participaram do evento o conselheiro federal da OAB Paulo Afonso de Souza; o grão-mestre-adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Adolfo Ribeiro Valadares; o grão-mestre-adjunto da Grande Oriente do Estado de Goiás, Luiz Carlos de Castro Coelho; o presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Arthur Rezende; o presidente do Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente, Elimar José de Barros; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego), Iêda Leal; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), José Carlos Palma Ribeiro; o presidente do Centro Acadêmico de Direito da PUC-GO, Lucas Bueno; o presidente da Associação dos Jovens Empresários (AJE), Rafael Lousa; o presidente da CDL Jovem, Ricardo Teodoro; o vice-presidente da Fieg Jovem, Leandro Almeida; e o diretor da Associação do Comércio e Indústria do Estado de Goiás Jovem (Acieg Jovem), Bruno Perillo.
As demais entidades que aderiram a campanha foram: Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Goiás (Sindipúblico), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Goiás (Sinapro Goiás), Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindijustiça), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), e Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de Goiás (NCST-GO).
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO