O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, se reuniu com o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, e a diretoria da seccional goiana, na manhã desta terça-feira, para anunciar adesão à campanha Ficha Limpa Goiás. O anúncio foi feito no Paço Municipal. O procurador-geral do município, Reinaldo Barreto, e o vereador Djalma Araújo (PT), também estiveram presentes na reunião.
“A adesão não é mais que obrigação. Estamos num período de consolidação da democracia e esse tipo de iniciativa é uma exigência da população que nós temos de atender”, afirmou o prefeito, que assinou a petição pública do site www.fichalimpagoias.com.br.
Henrique Tibúrcio afirmou que os objetivos da campanha estão sendo alcançados. “Nós demos início à proposta atendendo a uma demanda da sociedade, que exige maior probidade na gestão pública. Por conta disso, sabíamos que haveria grande adesão, mas fomos surpreendidos positivamente com um engajamento ainda maior que o esperado e a decisão do prefeito é uma prova de que a população tem poder de sensibilizar as autoridades”, disse o presidente da OAB-GO.
A campanha é uma iniciativa da OAB-GO. O vereador Djalma Araújo, contudo, também tem projeto do gênero tramitando na Câmara Municipal. “Acreditamos que ainda no mês de maio os parlamentares devem aprovar o projeto de lei, que sancionarei prontamente”, garantiu o prefeito. “Estamos trabalhando para aprovar esse projeto e o apoio do prefeito Paulo Garcia é muito importante para que alcancemos os resultados que a população espera”, afirmou o vereador Djalma Araújo.
A campanha Ficha Limpa Goiás tem como foco propor aos três poderes nas esferas estadual e municipal que adotem os critérios previstos na Lei Complementar n°135/2010, a Lei da Ficha Limpa, para contratação em cargos comissionados. Para que isso ocorra, é necessário que os respectivos poderes aprovem legislações que regulamentem essa prática. O site www.fichalimpagoias.com.br funciona como canal para a produção de um abaixo-assinado que será entregue aos órgãos que já receberam os ofícios.
Lançada pela OAB-GO no dia 26 de março, a mobilização também já alcançou mais de 5 mil assinaturas e a adesão da Acieg, Abrasel, Sindilojas, Agapa, Agatra, Grande Loja Maçônica, Grande Oriente, Abrajet, CA de Direito da PUC-GO, Sintego e Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de Goiás (NCST-GO).
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO