O advogado e professor Manoel Bezerra da Silva Júnior abriu o 10º Minicurso para Advogados em Início de Carreira, Bacharéis e Estagiários, promovido pela Comissão de Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO, com a palestra A Advocacia Como Realização Profissional. O evento lotou o auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA) na segunda-feira (5) e promete o mesmo sucesso nesta terça-feira (6), último dia de curso.
Silva, que é especialista em Direito Público, Civil, Penal e Processo Penal, inspirou o público na abertura do minicurso. Ele mostrou a importância do advogado como produtor de conhecimento e seu valor dentro da sociedade. "Sem o advogado, o sistema jurídico não funciona. O advogado tem de gostar e sentir orgulho do que faz. É uma profissão maravilhosa", afirma.
Após a palestra, foram realizadas, concomitantemente, três oficinas de ensino jurídico com expoentes de cada área. Adalberto Grecco falou sobre Direito Desportivo, Rodrigo Silveira Costa e Geibson Cândido Martins Rezende trataram de Direito Ambiental e Bárbara Queiroz de Melo Alencar abordou a união estável no Direito de Família.
Para o presidente da CAJ, Enil Henrique de Souza Neto, o minicurso tem sido um sucesso. "É um evento que entrou para o calendário jurídico, pois é esperado tanto pelos advogados iniciantes e bacharéis como pelos estudantes", diz.
Estudante do 5º ano de Direito, Yasmine Soares, participa do minicurso pela primeira vez e valoriza a iniciativa. "É uma forma de acrescentar conhecimento, sair da sala de aula e viver outras práticas", comenta. Já o servidor público estadual, Juliano Barreto Rodrigues, mestrando em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, participa do evento pela segunda vez: "Acho muito bom, principalmente porque o recém-formado ou o que está para formar precisa ser orientado nesse início de carreira", afirma.
O minicurso é coordenado pela Subcomissão de Capacitação Profissional da CAJ. O coordenador da subcomissão e presidente da CAJ de Aparecida de Goiânia, Francisco Sena da Silva, salienta que o evento leva para o advogado em início de carreira temas que não são vistos na faculdade, além de proporcionar contato direto entre os colegas de profissão. "Essa é uma ótima oportunidade para os advogados vivenciarem a advocacia, discutirem temas voltados para o dia a dia da profissão", destaca.
Francisco Sena da Silva compôs a mesa de abertura do 10º Minicurso, ao lado da presidente da Comissão de Direito Empresarial, Lorena Barbosa Carneiro, do diretor-adjunto da ESA, Dyogo Crosara, do presidente da CAJ, Enil Henrique de Souza Neto, do secretário-geral da CAJ, Tobias Nascindo Amaral Gonçalves, e do presidente da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE), Rafael Lousa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO