O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, se reuniu na manhã de terça-feira (27) com advogados da Subseção de Acreúna. O presidente da subseção local, Antonio de Pádua Soares, parabenizou a Ordem por conseguir sensibilizar o Judiciário a retomar o expediente forense em tempo integral. "O presidente do TJ-GO, Leobino Valente, tomou a republicana decisão de abrir diálogo com a advocacia e reconheceu o quanto a OAB-GO é importante na administração da Justiça", pontuou Tibúrcio.
Na oportunidade, o presidente da seccional goiana convidou os advogados de Acreúna a participarem da campanha Ficha Limpa Goiás, lançada na segunda-feira (26) pela OAB-GO e que propõe critérios para contratação em cargos comissionados. "Temos de evitar que a pessoa impedida de se candidatar exerça funções na gestão pública. Se não atende os critérios éticos para ocupar cargo eletivo, não deve administrar o dinheiro público por troca de favores", acrescenta Tibúrcio.
"A subseção vai trabalhar com afinco nesse projeto Ficha Limpa Goiás. É tudo o que a sociedade precisa e quer", apoiou Antonio de Pádua. O presidente da subseção de Acreúna destacou ainda a relação aberta e franca que as subseções têm com Henrique Tibúrcio. "Ele criou uma estrutura para atender exclusivamente às subseções, o que representa uma evolução muito grande. Resultado disso é que todos os pleitos perante o Judiciário, todos, sem exceção foram atendidos pela seccional."
O fórum de Acreúna foi inaugurado em 2012 e já tem sala dos advogados inteiramente equipada. Na segunda-feira, foi inaugurada a delegacia de Jandaia, município sob jurisdição da subseção de Acreúna. “Todo o apoio de que precisamos estamos recebendo, sempre com grande agilidade e eficiência, as subseções estão recebendo atenção especial do presidente Henrique Tibúrcio”, destacou Antonio de Pádua.
Empossados
Na ocasião, foram empossados membros da comissão de Direitos Humanos de Acreúna Euterpy Pereira Marquez Gomes, Ana Flávia da Silva Ferreira Borges e Nadia Paula Arantes. "Essa é uma comissão que o Conselho Nacional recomenda que tenha força, porque é uma questão de sobrevivência da sociedade que todos, sem exceção, sejam tratados com dignidade. Eu as declaro empossadas, com essa missão de atuar em favor da sociedade", disse Henrique Tibúrcio.
Também foram empossados na Comissão de Direitos e Prerrogativas Rafael Augusto Justino Pereira, Júlio César da Silva Moraes e Antônio Aparecido Pereira. "Ao defender as prerrogativas do advogado, vocês estão defendendo a sociedade, portanto os declaro empossados com esse trabalho de trabalharem em favor da democracia", disse o presidente da OAB-GO. Tibúrcio destacou ainda que é a atuação voluntária dos advogados que integram a Ordem que fazem da OAB a maior instituição da sociedade civil do País.
Também estiveram presentes o conselheiro federal da OAB por Goiás, Marisvaldo Cortez Amado, o secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges, o diretor-tesoureiro da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, o conselheiro seccional Antônio Carlos Monteiro da Silva, o secretário-geral adjunto da subseção, Ademar Pereira Leal, o diretor-tesoureiro da subseção, Vanderlei Garcia, o presidente da subseção de Rio Verde, Mardem Douglas Araujo Borges, e o procurador-geral do município de Acreúna, Ramilton Pereira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO