Presidente da OAB-GO apresenta reivindicações ao governador

12/01/2011 Notícias, Reunião

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, foi recebido pelo governador Marconi Perillo na tarde dessa terça-feira (11). "Ele deixou as portas abertas para que a instituição apresente reivindicações que são importantes para o desenvolvimento do Estado e da advocacia", enfatizou o presidente da seccional. O vice-presidente da instituição, Sebastião Macalé, o secretário-geral, Flávio Buonaduce Borges, e o diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho, também participaram da reunião.

A campanha que a OAB-GO encampa em prol da redução das custas e taxas judiciais entrou na pauta. O presidente da seccional ressaltou que os valores cobrados pelo Poder Judiciário em Goiás figuram entre os mais altos do País. "Se compararmos ao Distrito Federal, por exemplo, chegam a ser 500% menores que os praticados no nosso Estado", constatou. Para que os valores sejam reduzidos, o Poder Executivo deve encaminhar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa. "Esse é um ponto que me parece pacífico por parte do governo estadual", destacou Henrique Tibúrcio.

Entre os outros assuntos discutidos, está a continuidade do pagamento dos advogados dativos. Em 2010, foi firmado convênio entre o governo de Goiás e a OAB-GO para a quitação dos honorários dos profissionais que prestam assistência judiciária. "O governador se comprometeu com a manutenção da parceria", garantiu Tibúrcio.

Sobre a participação da OAB-GO na comissão que vai fortalecer as investigações dos desaparecimentos de pessoas em Goiás, Tibúrcio contou que a Ordem também participa da iniciativa. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da instituição, Alexandre Prudente Marques, compõe o grupo de trabalho.

Tibúrcio observou que Perillo é bacharel em Direito e o vice-governador, José Eliton, foi advogado militante e integrou comissões da OAB-GO. "Tenho certeza que a formação jurídica de ambos e o comprometimento com a carreira beneficiarão toda a população goiana e também a categoria, que congrega milhares de advogados", disse.

Outros compromissos, como os relativos aos precatórios do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), advocacia pública, segurança, política criminal e incentivos fiscais foram firmados por Marconi Perillo com a instituição. Em setembro, ainda candidato, ele participou de sabatina na OAB-GO, conduzida pelo presidente da seccional com todos os postulantes ao governo do Estado.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×