O advogado Eduardo Scartezini foi indicado pela diretoria e referendado por unanimidade pelo Conselho Seccional da OAB-GO para ser o ouvidor-geral da instituição. A indicação foi apreciada em sessão plenária ordinária do Conselho Seccional na noite de quarta-feira (16). A posse está marcada para a primeira reunião do colegiado no segundo semestre, em 4 de agosto.
O presidente da Seccional goiana da OAB, Henrique Tibúrcio, enfatizou que a criação da Ouvidoria-Geral da OAB-GO, em estudo desde 2006, terá funcionalidade e efetividade. “Scartezini sempre foi exigente com a instituição, crítico sereno e severo. Por isso, acredito que tenha competência para assumir essa função, que tem absoluta independência para atuar”, avalia.
Tibúrcio ressaltou o caráter agregador de sua gestão. Eduardo Scartezini concorreu à presidência da OAB-GO no pleito de novembro de 2009, que elegeu a atual diretoria para o triênio 2010-2012. “A Ordem estará sempre aberta a quem queira contribuir com a instituição. Quem tiver boa vontade para trabalhar pela advocacia goiana terá lugar na Seccional”, garante Tibúrcio.
A criação do órgão foi relatada pelo conselheiro seccional Murilo Macedo Lôbo. “O colega escolhido é efetivamente ligado à advocacia”, apontou. A Ouvidoria tem autonomia plena e será instalada em agosto e integrada, ainda, por cinco ouvidores-adjuntos. O mês de julho será dedicado para a escolha do quinteto, estruturação física e elaboração do regimento. O término do mandato coincide com o da atual gestão.
Ouvidoria
A Ouvidoria-Geral da Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil é um órgão ligado ao Conselho Seccional, cujo objetivo é aperfeiçoar as atividades da instituição, visando proporcionar gestão cada vez mais transparente e eficaz na assistência, defesa e prestação de serviços aos advogados e à comunidade. As subseções poderão instituir suas próprias ouvidorias.