O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, esteve reunido, nesta segunda-feira (22), com o secretário da Fazenda do Estado de Goiás, Jorcelino Braga, discutindo um planejamento para que o Estado possa atualizar o pagamento de honorários aos advogados dativos. Hoje, o Estado deve mais de R$ 6 milhões aos dativos.
Uma das propostas apresentadas é para que o governo estadual libere recursos para o pagamento dos processos deferidos a partir de agora e, em relação aos atrasados, seja feito um cronograma. A ideia foi vista como uma possibilidade viável, mas será melhor discutida entre a Secretaria e a OAB-GO.
Em abril de 2008, o Conselho Seccional da OAB-GO firmou convênio com o governo estadual para o pagamento dos honorários dos advogados dativos. Na época, foi feito um acordo para liberação de R$ 5,2 milhões em 18 parcelas, o que beneficiou quase 800 advogados.
Henrique Tibúrcio lembra que os advogados que prestam assistência judiciária de graça aos cidadãos fazem um trabalho excelente. "E o fazem de forma digna, mesmo sem saber quando o Estado vai liberar o pagamento. A OAB-GO tem atuado para que os advogados possam receber os recursos o mais rápido possível."