"A advocacia é essencial para o sucesso do Centro de Pacificação Social do País". A afirmação é do presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, que esteve em Uruaçu nesta sexta-feira (21) participando da inauguração da unidade. O Centro de Pacificação vai funcionar com o apoio dos advogados e da comunidade que, juntamente com demais profissionais do Poder Judiciário, vão trabalhar voluntariamente no atendimento à população.
Prestigiaram a solenidade o presidente o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça; o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Teles; o governador de Goiás, Alcides Rodrigues; o diretor do Foro local, Murilo de Faria, que é idealizador do centro; e secretários de Estado. O vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), Jayme José dos Santos, acompanharam o evento.
De acordo com convênio firmado entre o Tribunal de Justiça de Goiás e o Conselho da Comunidade de Uruaçu, presidido pelo advogado Rodrigo Cristal, compete ao Centro de Pacificação Social coordenar os trabalhos da banca permanente de conciliação da cidade, apoiar os voluntários que trabalham na Associação dos Agentes Voluntários e facilitar as funções do conselho. O projeto prioriza ações de conciliação, voluntariado nas áreas de saúde, educação e meio ambiente, além de trabalhar na prevenção de crimes.
"A importância do centro é indiscutível mas de nada adiantaria a obra sem a presença da advocacia, cuja indispensabilidade é citada expressamente na Constituição Federal", lembrou Miguel Cançado.
Mara Rosa
Ainda nesta sexta, os diretores da OAB-GO e da Casag visitaram os advogados que atuam em Mara Rosa. Ouviram do delegado da OAB-GO de Mara Rosa, Vergílio Bucar Moreno, e dos inscritos as reivindicações e a preocupação em relação ao processo eletrônico. "A OAB-GO, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), já percorreu mais de 100 comarcas, levando palestras e cursos sobre o assunto", esclareceu Miguel Cançado ao afirmar que este trabalho é contínuo. "Montamos uma sala na ESA, com equipamentos modernos e acesso ao Processo Judicial Eletrônico (Projudi), onde é ministrado curso sobre o tema".
O presidente da OAB-GO quis saber da advocacia local opinião sobre o Recorte de Intimações Digitais. A grande maioria aderiu e elogiou o serviço. "Só com este serviço, a advocacia chega a economizar quase 80% de sua anuidade", cita. "Para ter acesso ao Recorte, basta estar em dia com a anuidade".
Miguel Cançado falou ainda sobre o trabalho em defesa das prerrogativas profissionais e as obras que estão sendo entregues. "Há 119 comarcas em Goiás e em todas elas há a presença da OAB-GO", destaca. "Hoje a Ordem é respeitada por sua presença institucional".