Primeira fase registra 1,75% de abstenção em Goiás

 

Quarenta e oito dos 2.745 candidatos aptos a participar da fase objetiva do primeiro Exame de Ordem de 2009 não compareceram aos locais de prova em Goiás, o que representa 1,75% do total. O índice de abstenção foi considerado pequeno pelo presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-GO, conselheiro seccional Júlio César do Valle Vieira Machado, que acompanhou toda a aplicação da prova na capital, neste domingo (17).  No estado, o exame também foi aplicado em Anápolis e Rio Verde.

Do total de candidatos, 2.352 estavam inscritos para fazer a prova em Goiânia; 218 em Anápolis e, em Rio Verde, 175. Na capital, houve 41 abstenções; seis em Anápolis e apenas uma em Rio Verde. Outros 40 candidatos recorreram à Justiça Federal para que pudessem fazer a prova. A maioria deles não terminou o curso de Direito. A conclusão do curso é requisito para se inscrever no certame. Outros haviam perdido o prazo para inscrição.  A OAB-GO está recorrendo de todas estas decisões da Justiça Federal.

Para o presidente Júlio César do Valle Vieira Machado, as decisões da Justiça Federal, concedendo liminares determinando à Seccional que aceitasse inscrições no certame de estudantes que não terminaram o curso, significam desrespeito ao papel da OAB. "Não se pode permitir que o aluno, mesmo que cursando o último ano ou período do curso de Direito, faça o exame", explica. "Ainda mais se o aluno não fez sequer sua prova final".

O gabarito da prova está previsto para sair em 48 horas e o resultado dos aprovados será divulgado no dia 26 de maio. O período de interposição de recursos vai do dia 27 ao dia 29 deste mês, pela internet. A partir daí, o candidato tem até o dia 1º de junho para protocolar o recurso na OAB-GO ou nas subseções de Anápolis e Rio Verde. Os candidatos que acertarem no mínimo 50% das cem questões de múltipla escolha, nesta primeira fase, estarão habilitados a prestar a segunda fase do exame, de caráter discursivo, no dia 28 de junho.

A prova deste domingo marcou a entrada da OAB-SP que, pela primeira vez, participa do exame com todo o país. Agora só falta Minas Gerais aderir ao Exame de Ordem unificado. A aprovação no exame da OAB é exigência para o exercício da profissão de advogado.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×