Em cerimônia realizada na última sexta-feira (6), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), o desembargador Gentil Pio de Oliveira, presidente do TRT, empossou a juíza Elza Cândida da Silveira no cargo de desembargadora, na vaga surgida com a morte de Ialba-Luza Guimarães de Mello. Participaram da solenidade desembargadores, magistrados, servidores e parentes da desembargadora. A OAB-GO foi representada pelo presidente Miguel Ângelo Cançado, pelo vice-presidente Henrique Tibúrcio Peña, pelo diretor-tesoureiro João Bezerra Cavalcante e pelo advogado Daylton Anchieta que representa a seccional goiana no Conselho Federal.
Muito emocionada, Elza da Silveira agradeceu o apoio que recebeu de magistrados, dos servidores, dos familiares e dos advogados trabalhistas. "Quero agradecer aqui a presença dos advogados que militam na área do Trabalho e o faço cumprimentando o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado", disse.
Mineira de Sacramento, teve a sua vida profissional iniciada em São Paulo. Primeiro atuou como professora primária da rede estadual paulista, de 1966 a 1968. Ela havia concluído o curso de magistério na Escola Estadual Basílio Machado, em São Paulo, em 1964. A graduação no curso superior ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1972, quando se tornou bacharel no curso de Direito.
Após atuar como advogada e, em seguida, assistente financeira de empresa privada, atuou como fiscal do trabalho de 01 de agosto de 1975 a 05 de fevereiro de 1992, cargo que deixou naquele ano para ingressar na carreira de juíza. A juíza Elza Silveira ingressou na magistratura no dia 06 de fevereiro de 1992, por meio de concurso público, atuando inicialmente como juíza do trabalho substituta na então 3ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Goiânia e de Caldas Novas.
Em seu discurso, Miguel Cançado destacou as qualidades da desembargadora Elza e falou sobre o que vem sendo desenvolvido em parceria com o TRT para atender o advogado trabalhista. "A OAB-GO vai disponibilizar 40 equipamentos de informática na capital e em inúmeras comarcas e seções do judiciário trabalhista para facilitar a utilização da nova ferramenta de peticionamento eletrônico pelos advogados", citou ao ressaltar o empenho da seccional para que o advogado possa se adaptar à nova realidade. "Isso é lutar pela valorização da advocacia e é exatamente isso que fazemos: buscar parcerias, reunir esforços e concretizar benefícios reais para a categoria".
Confira na íntegra o discurso do presidente da OAB-GO:
"Boa noite, senhoras e senhores.
As manifestações da OAB Goiás em solenidades como a de hoje têm sido marcadas não só pela saudação aos empossandos, mas também por constante exteriorização das atividades da Instituição e da sua posição acerca dos diversos temas que se inserem no seu amplo leque de finalidades.
Hoje é um dia de festa para este Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, assim como para a advocacia goiana, que se vê parte indispensável à administração da justiça trabalhista em Goiás.
Trata-se, indubitavelmente, de um momento em que mais uma história se inicia neste Pleno, pois começa hoje mais uma etapa da carreira da excelentíssima desembargadora Elza Cândida da Silveira, que, após 17 anos na magistratura, agora soma seus conhecimentos e experiências às decisões deste Tribunal.
É oportuno que esta solenidade seja realizada às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo, 8 de março.
O sociólogo belga Jacques Leclercq, ao apreciar a norma da igualdade entre o homem e a mulher como pessoa humana, qualifica-a de "norma de igualdade na diferença", afirmando que, "entre as diferenças, destaca-se a sensibilidade", que na mulher, afirma ele, "desempenha um papel mais importante que no homem."
A sensibilidade, aliada à inteligência e intuições femininas, faz com que elas desempenhem função singular em todas as áreas sociais, entretanto, considerando o Poder Judiciário o reduto real da solução dos anseios dos cidadãos, é importante ressaltar o papel da mulher na magistratura.
A mulher, excelentíssima desembargadora Elza, sustenta a sociedade, pois consegue, ao mesmo tempo, cultivar e manter a família unida, e exercer função pública de extrema relevância, como Vossa Excelência, com dedicação e responsabilidade.
É uma vida voltada ao empenho diário e incansável de acumular tantas tarefas, e, ainda sim, somar alegrias, se emocionar, se sensibilizar, e ser forte sempre que preciso.
Os eventuais sacrifícios e renúncias que a vida lhes impõe não são, em absoluto, causas para desmotivação. Ao contrário, as dificuldades parecem dar-lhes ainda mais resistência para continuar a luta diária.
Vossa Excelência irá, certamente, contribuir com a Justiça do Trabalho em Goiás, aprimorando ainda mais a prestação jurisdicional desta região, que é referência em todo o país pela agilidade.
Aliás, ser forte parece ser a marca maior da cadeira hoje ocupada pela Desembargadora Elza Maria da Costa, pois sua antecessora, Desora. Ialba Luza Guimarães, que merece de nós todas as melhores referências, também deixou um legado de ações e realizações importantíssimas.
Por isso, nesta noite, não posso deixar de registrar minha deferência e homenagem à excelentíssima desembargadora Ialba-Luza Guimarães de Mello, falecida no ano passado, pela dedicação e dignidade que atuou neste Tribunal.
Mas, Desembargadora Elza Maria, novos desafios surgirão sempre, até em razão da crise econômica que já demonstra que a atividade econômica será atingida, com o fechamento de postos de trabalho, e aí entra o Judiciário Trabalhista para compor conflitos.
De qualquer modo, a OAB-GO é uma forte parceira deste Tribunal, em especial na modernização da entrega da prestação jurisdicional trabalhista, atualmente com foco na implantação do sistema de peticionamento eletrônico, o e-Doc.
Graças ao forte empenho do TRT e da Seccional goiana da OAB, a advocacia goiana terá o apoio necessário para se adaptar a essa nova realidade, inclusive no interior.
Inicialmente, a OAB-GO vai disponibilizar 40 equipamentos de informática na capital e em inúmeras comarcas e seções do judiciário trabalhista para facilitar a utilização da nova ferramenta de peticionamento pelos advogados.
Além disso, a entidade realiza cursos e palestras sobre o assunto por meio da Escola Superior de Advocacia.
Isso é lutar pela valorização da advocacia e é exatamente isso que fazemos: buscar parcerias, reunir esforços e concretizar benefícios reais para a categoria.
Ainda visando facilitar o dia-a-dia dos advogados goianos, a OAB-GO passou recentemente a fornecer gratuitamente a tramitação processual e intimações via internet e celular, com a entrega do Recorte de Intimações Digitais aos advogados. Enfim, a cada dia ampliamos os serviços e conquistas da categoria.
Portanto, excelentíssima desembargadora Elza, a OAB Goiás tem a satisfação de saudá-la em nome da advocacia goiana e desejar-lhe grandes e sucessivos êxitos em sua carreira.
Muito obrigado e um forte abraço a todos, em especial às mulheres presentes."