Provimento da Comarca de Montes Claros é reivindicado ao TJ

29/03/2007 Antiga, Notícias

 


Uma comitiva integrada por representantes da política e da advocacia de Montes Claros e Iporá se reuniu nesta quinta-feira, 29, com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador José Lenar de Melo Bandeira. O motivo do encontro, intermediado pelo presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, na companhia do conselheiro seccional Reginaldo Martins e da advogada e ex-conselheira Diane Mauriz Jayme, foi a reivindicação de provimento da Comarca de Montes Claros, instalada desde 1998 e até hoje sem juiz e promotor. “A grande deficiência das Comarcas do interior está no quantitativo de juízes”, asseverou o presidente da Seccional.


 Os mais de dois mil processos que tramitam na Comarca estavam sob a condução do Juiz da Comarca Israelândia, que, agora, foi deslocado para outra Comarca, o que torna ainda mais urgente a necessidade de provimento. Segundo o prefeito da cidade, Manoel Carlos da Silva Filho, presente na reunião no TJ-GO, a crescente economia da cidade, que, em breve, deve dobrar o número de habitantes com a instalação de uma indústria de minérios, há de ser considerada uma vez que o quantitativo de processos também aumentará significativamente.


Em resposta, o desembargador José Lenar de Melo Bandeira explicou que o Estado está com déficit de juízes e que uma de suas metas à frente do Tribunal é suprir essa necessidade do Judiciário goiano, e para isso, viabilizará a realização de concursos. Por enquanto, esclareceu o presidente do TJ-GO, a solução é destacar alguns dos 28 juízes substitutos, que tomaram posse recentemente, para as comarcas desprovidas. Entretanto, primeiro, eles têm de completar o curso de juízes ministrado na capital. “O fato é que só posso ajudá-los quando esse curso terminar”, disse o desembargador à delegação. Mas garantiu que vai dar especial atenção ao problema.


Na ocasião, também foram reclamados pequenos reparos na estrutura física do prédio do Fórum local. Para resolver essa questão, o presidente do Tribunal disse que designará um engenheiro para avaliar a situação e determinar as providências a serem tomadas.


O presidente da subseção da OAB-GO de Iporá, Marcus Antônio Rodrigues Dias, e a vice-presidente, Maria Gonçalves da Silva, participaram da reunião a fim de apoiar os advogados e advogadas da delegacia da OAB-GO Montes Claros, que fica jurisdicionada à unidade de Iporá. Também estiveram presentes o deputado estadual Romilton Moraes e o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Luzair Rezende Leite, além de advogados e outros vereadores da cidade.


 


29/03 – 18h20

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×