As ações da OAB-GO em benefício das 37 subseções foram apresentadas pelo presidente da Seccional goiana, Miguel Ângelo Cançado, durante abertura do XVII Colégio de Presidentes de Subseções. O evento foi aberto nesta quinta-feira, 8, e vai até sábado, 10, discutindo temas como Prerrogativas, Ética, Ensino Jurídico e assuntos administrativos. Participaram da solenidade o vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, o secretário-geral Celso Gonçalves Benjamin, a secretária-geral adjunta, Maria Lucila Prudente, o diretor tesoureiro João Bezerra Cavalcante, e o presidente da Casag, Jaime José dos Santos. Norival Santomé, assessor jurídico do Estado, Andrey Sales, da prefeitura, e o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Elcy Santos de Melo, Justiça também estiveram presentes. O diretor do Conselho Federal, Alberto Zacharias Toron, fez a palestra de abertura.
A presidente da subseção de Mineiros, Marlúcia Sousa Barros Syrio, discursou em nome de todos os presidentes das regionais da Ordem e destacou a importância do encontro. Viemos reafirmar propósitos e unir esforços em prol da advocacia, disse ao lembrar também do Dia Internacional da Mulher. Muitas pioneiras sofreram preconceitos para que conseguir avanços que desfrutamos hoje. Marlúcia afirmou que o Colégio de Presidentes é um momento de reciclagem. Estamos repensando a nossa profissão, o Direito e a Justiça.
Miguel Cançado explicou que nos últimos anos as subseções receberam atenção especial da OAB-GO e que melhorias foram promovidas para garantir o pleno exercício profissional. Só na última gestão, a OAB Goiás entregou três novas sedes de Subseções. Foram contempladas, as Subseções de Trindade, São Luis de Montes Belos e Inhumas, disse.
A OAB-GO informatizou as subseções. Foram entregues mais de 100 computadores no interior, além de novas máquinas copiadoras, impressoras, e outros equipamentos. A Caixa de Assistência dos Advogados (Casag) firmou, nos últimos três anos, mais de 300 convênios para atender advogados do interior. Implantou ainda o novo Plano de Saúde e inaugurou farmácias e óticas que oferecem descontos aos inscritos.
Por meio da Escola Superior da Advocacia, a OAB-GO investiu na atualização e aprimoramento da categoria. Só no ano passado, foram aproximadamente 100 atividades, entre palestras e cursos sobre temas relevantes para o exercício profissional.
Dativos
Durante a abertura do Colégio, Miguel Cançado anunciou a liberação, por parte do governo estadual, de mais R$ 1 milhão para pagamento dos advogados dativos. Falei pessoalmente com o governador do Estado, Alcides Rodrigues, que se comprometeu a liberar o pagamento de honorários devidos à advocacia dativa na próxima semana, comemorou. O freqüente pagamento da categoria continuará entre as prioridades das gestões da Seccional, que se manterá firme na defesa pela valorização dos advogados que atuam na assistência judiciária.
09/03 10h45