O Ministério Público Federal vai investigar as denúncias que foram entregues pelo presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, e pelo coordenador da campanha de Combate à Corrupção Eleitoral em Goiás, conselheiro Murillo Macedo Lôbo. A entrega foi realizada hoje ao Procurador Regional Eleitoral, Helio Telho Corrêa Filho, na sede do MPF. As denúncias fazem parte do primeiro relatório mensal do disque-denúncia, sistema montado pela organização da campanha para que a população possa apontar quais candidatos estão desrespeitando a Lei Eleitoral.
O disque-denúncia 0800 646 8866 começou a funcionar no dia 6 de julho, um mês depois do lançamento da campanha em Goiás pela OAB-GO, CNBB, UCG e outras entidades parceiras. Neste primeiro mês foram registradas pouco mais que 150 ligações. A maior parte se refere a denúncias eleitorais. Mas há também casos em que o eleitor só quer tirar dúvidas ou denunciar serviços de outros órgãos.
Entre as denúncias eleitorais, a OAB selecionou 40 que tinham consistência. Grande parte envolve uso da máquina administrativa e compras de voto e apoio político. Asseguramos ao denunciante o anonimato mas, por outro lado, não podemos permitir que sejamos usados por grupos políticos, explicou Murillo Macedo. O coordenador da campanha disse que a participação do eleitor neste primeiro mês foi o esperado. Agora, que a campanha ganha as ruas, esperamos que haja um maior engajamento da população.
O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, a idéia é fazer com que a sociedade participe ativamente do processo de fiscalização das eleições. Com a ajuda da população, recebemos as denúncias, fazemos uma avaliação jurídica e da consistência do assunto e, então, encaminhamos o material para o Ministério Público. Helio Telho elogiou o trabalho realizado pela OAB-GO e diz que fará agora uma triagem. Só vamos levar à justiça os casos que possam ser provados, afirma.Não vamos divulgar nada sobre as investigações porque isto estimula os trotes e, por conseguinte, a utilização do MPF e da OAB-GO como armas eleitorais.
07/08 18h40