OAB-GO celebra adesão da Prefeitura de Goiânia ao Sistema Nacional de Emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

19/01/2023 Notícias, Novidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Direito Tributário (CDTRIB), celebra a adesão da Prefeitura de Goiânia ao Sistema Nacional de Emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. O evento de lançamento foi realizado nesta quinta-feira (19), no Paço Municipal.

Com o objetivo de manter a universalização das informações, o lançamento fortalece o controle e a fiscalização contábil, fiscal e previdenciária dos goianienses. Presente no evento, a vice-presidente da CDTRIB, Eléia Alvim, afirma que “com dados lançados de forma universal, o sistema facilitará trâmites e acessos, com celeridade e modernização das informações”.

“Como advogados tributaristas, sabemos da dificuldade de cada município ter um sistema de gestão fiscal. O projeto uniformiza os sistemas, traz segurança e transparência. A OAB só tem a aplaudir tal medida e se coloca lado a lado em inovações que visam o melhor atendimento da sociedade”, disse a advogada.

Facilidade

Segundo Eléia Alvim, a premissa de agilidade dos processos, transparência e modernização fortalece a gestão fiscal, evitando a sonegação. Com isso, a simplificação das obrigações tributárias e o auxílio da cobrança e fiscalização do ISS tem como foco uma arrecadação mais justa.

Para o presidente da CDTRIB, Adriano Dantas, ganha-se tempo e qualidade na geração da informação fiscal com o novo sistema. “A adesão de Goiânia ao sistema nacional de emissão de nota fiscal deve facilitar a vida do contribuinte goiano. Com um sistema único, o empresário que atua em vários municípios não precisará mais estudar o processo de emissão de nota de cada local”, disse. 

Sistema nacional

Com a mudança, qualquer pessoa no Brasil pode emitir suas notas. Desse modo, todos os documentos fiscais digitais serão cadastrados para que possam ser acessados ​​por todos os municípios envolvidos na operação, como as localidades das prestadoras, tomadoras e prestadoras de serviço.

O projeto da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica conta com assinaturas da Receita Federal, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF).

*Com informações da Prefeitura de Goiânia

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×