Atentos às necessidades de aprimoramento da advocacia em início de carreira no âmbito da ética, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e a Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) lançaram o Programa de Excelência e Assistência voltado à Advocacia Jovem (Peaaj), nesta quinta-feira (08/12), durante o 1º Encontro de Juízes do TED, na sede da OAB-GO.
Sob a coordenação da diretora do TED, Neliana Fraga, o Peaaj tem o objetivo de difundir, promover o conhecimento sobre as normas éticas e estimular o exercício profissional aos advogados em início de carreira.
O Programa está baseado em dois pilares: promover os preceitos éticos que garantem a dignidade da advocacia, para fazer da ética uma ferramenta de excelência; implementar mais eficiência nas audiências de conciliação e mediação e audiência preliminares, disponibilizando assistência técnica para as partes que assim desejarem, sejam advogados ou não.
Segundo a coordenadora, Neliana Fraga, o Peaaj vai capacitar oito advogados que vão participar durante um ano do programa. Os facilitadores das capacitações serão os juízes do TED que compõem o núcleo de ensino do Tribunal. “O Ted, ciente do seu papel não apenas de órgão julgador, deve propagar conhecimento sobre as normas. Esse programa se sustenta na necessidade de promover nos anos iniciais os preceitos éticos que garantem a dignidade da advocacia”, afirmou.
A presidente do TED, Ludmila Torres, destacou que, entre os aspectos mais relevantes, o projeto vai integrar “tempo de trabalho ao patrimônio laboral do advogado para que ele leve esta experiência como atestado de exercício da advocacia”.
A presidente da CAJ, Tatiany Damata, agradeceu a implementação do projeto e disse que ele “mostra a preocupação do TED com a advocacia jovem de difundir a ética para os profissionais em início de carreira”.