A Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal (CEPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou a campanha “Não Abandone seu Melhor Amigo”, com o objetivo de alertar a população sobre o aumento dos casos de abandono de animais durante as festas de fim de ano.
Segundo a presidente da comissão, Pauliane Mascarenhas, os casos de abandono aumentam nesta época do ano. “As famílias saem de viagem e não tendo com quem deixar seus animais, acabam abandonando. Animais não são Coisas, são vidas. Antes de adquirir um animal de estimação pense em todas as consequências, nos cuidados necessários e caso não possa tê-los não os adquira ou adote”, afirma.
Pauliane ainda afirma que o abandono é crime no Brasil, previsto no artigo 32 da Lei federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). “Além disso, animais doentes constituem riscos de zoonoses para outros animais e pessoas, em um ciclo que acaba demandando atenção e consequentemente maior gasto de recursos públicos. Abandonar animais é cruel, não é bom nem para os animais nem para as pessoas.”