Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) solicitaram na manhã desta sexta-feira (22 de outubro) ao presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos França, a elevação da Comarca de Rubiataba, hoje de entrância inicial, para entrância intermediária, diante do elevado número de processos em tramitação.
A reunião, realizada na sede do TJ-GO, atende a pleito subseção de Rubiataba, encaminhado para a Seccional e ao Tribunal no primeiro semestre deste ano.
Participaram da reunião, representando a seccional: o presidente Lúcio Flávio de Paiva, e o secretário-geral, Jacó Coelho; representando a subseção, a sua presidente Anielle Izarias, e o tesoureiro da subseção, Nábio Coelho Amaral; o prefeito do município, Weber Severino; a juíza Marina Cardoso Buchdid (que atende em respondência no município).
O secretário-geral da OAB-GO, Jacó Coelho, explicou a importância da reunião. “A Seccional segue em interlocução institucional, em prol dos interesses das subseções, no tocante ao preenchimento de vagas de juízes nas comarcas e ao melhor atendimento da advocacia da região.”
Pleito
Anielle destaca que Rubiataba é hoje a segunda vara de entrância inicial com mais entrada de processos. “São cerca de 6 mil processos. Não temos juiz titular, apenas uma magistrada em respondência”, explica.
Ela afirma que que, com a elevação da comarca, é possível a divisão em varas, o que possibilitaria a lotação de mais magistrados, possibilitando maior celeridade na apreciação de processos.
O presidente do TJ-GO disse que vai avaliar o pedido.