Pela sua atuação republicana em defesa de Direitos Fundamentais do cidadão e das Prerrogativas da Advocacia no caso do advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) recebeu nesta sexta-feira (3 de setembro) a deferência e reconhecimento da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (Fened), durante visita de seu secretário-geral, Rodrigo Siqueira Jr., ao presidente da Seccional Goiana, Lúcio Flávio de Paiva.
Em julho deste ano, o advogado Orcélio Jr. levou uma série de socos, tapas e chutes de um policial do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), enquanto era segurado por outros agentes. Segundo relatos do advogado, ele teria tentando defender um flanelinha de ameaças e violências por partes dos policiais. A OAB-GO se posicionou contra a ação, acompanhou o advogado a todos os atos do Inquérito Policial, promovendo desagravo público e movendo ação contra a conduta dos agentes públicos.
“Vivemos uma crise democrática, com casos sistemáticos de violência contra a advocacia e da radicalização das forças de segurança. Nos chamou a atenção a atuação firme e garantista da OAB-GO no caso do advogado Orcélio. Os estudantes de Direito, futuros advogados, têm voto de solidariedade à atuação da Seccional Goiana em defesa das Prerrogativas de seus inscritos. É isto que se espera no mínimo de uma instituição de defesa da advocacia”, afirmou.
O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, por sua vez, destacou que a OAB-GO fica honrada com a deferência de estudantes de todo o Brasil pela sua atuação institucional. “Perseguimos as ofensas dos agressores, respeitando, sempre, o devido processo legal e a ampla defesa. Ficamos felizes de receber o feedback da Fened. Estivemos e estaremos sempre atentos à defesa das prerrogativas das defesas dos advogados”, afirmou o presidente Lúcio Flávio.
O presidente da Fened foi acompanhado pelos estudantes Aloísio Ramos de Oliveira Neto, representante do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, da PUC-GO; e da estudante Isadora Lemes Ramos, representante do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG)