A Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde, entregaram um relatório de 265 páginas de inspeção em unidades de saúde da Rede Pública de Goiânia, para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva. A CDH é presidida por Roberto Serra da Silva Maia e a CDMS por Caroline Regina dos Santos.
A inspeção foi realizada durante os meses de outubro de dezembro do ano passado em treze unidades: Cais Amendoeiras, Bairro Goiá, Campinas, Cândida de Morais, Chácara do Governador, Deputado João Natal (Vila Nova), Finsocial, Jardim Guanabara III e Jardim Novo Mundo, Ciams Novo Horizonte e Pedro Ludovico, Upa João Batista de Sousa Júnior (ITAIPU) e Maria Pires Perillo (Noroeste/Curitiba I).
Foram ouvidos usuários após atendimento ambulatorial e de emergência/urgência, servidores (médicos e demais profissionais) da emergência/urgência, ambulatório, área administrativa, e responsáveis pelas unidades, 180 pessoas entre usuários e funcionários. Há registros fotográficos destas inspeções.
Entre problemas constatados estão: déficit de funcionários da saúde e da área administrativa, principalmente de médicos e enfermeiros na Emergência/Urgência, comprometimento de realização de triagens na Emergência/Urgência em razão do déficit de enfermeiros; e médicos faltosos.
De acordo com Lúcio Flávio, a OAB-GO irá avaliar o relatório e, posteriormente, levá-lo para o Conselho Seccional para tomar as medidas cabíveis.
Estiveram presentes nas inspeções: CDMS (Heberlucas Carmo Oliveira) e CDH (Natasha Gomes Moreira Abreu, Michaelson Ferreira de Loiola, Meriele Pereira Viana, Nara Rubia Gonçalves Aragão, Thays Pereira Oliveira Rodrigues, Clarissa Machado de Azevedo e Egídio Alves da Silva).