A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) reforça o apoio à campanha Outubro Rosa, em alusão ao câncer de mama, e prepara uma série de ações – entre palestras, atendimento jurídico e atividades em instituições de tratamento – com o objetivo de levar informações sobre o diagnóstico, tratamentos e direitos das pacientes.
As Comissões da Mulher Advogada (CMA), Especial de Valorização da Mulher (CEVM), Especial das Voluntárias Advogadas (CEVA) e de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde (CDMS), em parceria com a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica em Goiás (ABMCJ-GO) e o Centro Avançado de Diagnóstico do Câncer de Mama (Instituto Cora), da Universidade Federal de Goiás (UFG), irão participar do evento Atitude Rosa, durante toda a manhã do dia 8 de outubro (domingo), promovido pela Organização Jaime Câmara e Instituto Cora.
Representantes das comissões da OAB irão realizar atendimento jurídico à população esclarecendo dúvidas relacionadas aos direitos da paciente com câncer.
A presidente da Comissão de Valorização da Mulher (CEVM), Kátia Paiva, destaca a relevância do debate sobre o tipo de câncer mais comum entre mulheres. “Essa é uma campanha de conscientização que tem o objetivo principal de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”.
Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Ariana Garcia, o apoio da Ordem para a campanha é a sinalização do comprometimento da instituição com a causa. “A OAB cumpre seu papel social, engajando-se com bastante veemência na causa e oferecendo sua estrutura e capilaridade para amplificar esse movimento de conscientização”, afirma.
A presidente da Comissão Especial das Voluntárias Advogadas (CEVA), Eliane Simonini, reitera que o apoio da Ordem com a campanha vai ao encontro do papel constitucional instituído. “Pretendemos desenvolver atividades que impactem a vida das cidadãs de modo a contribuir com informação e serviços que visem a melhoria da vida das mulheres portadoras de câncer de mama, além de expandir o leque de informações sobre o diagnóstico da doença”, declara.
Levar informações sobre as formas de diagnóstico, a importância do autoexame e exames preventivos, além das formas de tratamento oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão temas de audiência pública no dia 31 de outubro (terça-feira), às 17h, na Sala de Sessões da OAB-GO (Rua 1121, nº 200, Setor Marista). O debate contará com a presença de representantes do Instituto Cora para discutir a perspectiva e a possibilidade de disponibilizar em todo o estado de Goiás o tratamento e o exame de biópsia da mama por meio do aparelho de mamotomia oferecido pelo Cora, que é a primeira unidade no Centro-Oeste a viabilizar esse exame.
Outras ações e palestras estão sendo planejadas com objetivo de elevar a autoestima de mulheres que enfrentam o tratamento e reforçar o papel fundamental dos exames preventivos que possibilitam o diagnóstico precoce da doença, o que eleva as possibilidades de cura.
Serviço
Outubro Rosa na OAB Goiás
Atendimento jurídico no evento Atitude Rosa
Data: 8 de outubro (domingo)
Local: Praça Cívica
Horário: 8h às 12h
Audiência Pública
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Local: Sala de Sessões da OAB-GO – Rua 1.121, nº 200, Setor Marista – Goiânia
Horário: 17h