Advogados goianos elogiaram hoje a nova medida de identificação para acesso aos fóruns do Estado. Por reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás (OAB-GO) junto ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), os inscritos na Ordem podem entrar em todas as sedes do Judiciário estadual por passagem exclusiva e apenas com a apresentação da carteira da OAB.
Antes, acesso era comum a servidores, advogados e usuários, formando longas filas e um processo de revista demorado. Profissionais da advocacia reclamavam de atrasos para audiências e disparidade no tratamento dispensado à categoria. A simplificação do acesso de advogados às dependências da Justiça foi um dos pleitos apresentados pelo presidente da OAB, Lúcio Flávio de Paiva, durante reunião realizada no dia 6 de março, junto ao presidente do TJ-GO, desembargador Gilberto Marques.
“Era inadmissível o advogado ser submetido à revista, uma vez que o mesmo tratamento não era dispensado a magistrados e membros do Ministério Público. Acreditamos que o acesso pela apresentação da carteira de inscrito na Ordem é uma forma de garantir a dignidade ao profissional. Tivemos mais uma vitória no atendimento à nossa solicitação”, afirma Lúcio Flávio.
Depoimentos
A advogada Mabel Luiza diz que as longas filas de acesso ao fórum eram constrangedoras e se colocavam como empecilho à rotina profissional. “A apresentação da carteirinha para acesso ao fórum é um avanço. O processo está mais ágil”, avalia. Já o advogado Erlon Mardem Mendes diz que o acesso melhorou muito e garante dignidade ao exercício da profissão.
“O advogado passou a ter maior dignidade num ambiente que é seu lugar de trabalho”, diz.A advogada Fernanda Pinheiro, por sua vez, diz que a medida deu fim ao constrangimento de antes. “Precisamos vir de duas a três vezes ao fórum por dia. Ter de enfrentar aquela fila, depois abrir bolsa para revista tomava muito o nosso tempo. Melhorou muito com a apresentação da carteirinha. Medida beneficia todos”, comenta.
O advogado Emerson Silva Paixa, por sua vez, diz que a revista de antes era burocrática. “Avançamos muito com a apresentação da carteirinha. Essa medida fortalece a categoria”, analisa.
(Texto: Ricardo César – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)