Em reunião de trabalho, realizada nesta segunda-feira (13), a Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal, com presidentes e membros de todas as comissões da mulher das seccionais, debateu a inclusão de diretrizes para o cumprimento dos planos estaduais de valorização da mulher advogada. A iniciativa marcou o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.
Ainda foi lançado o Censo da Mulher Advogada, que em breve estará disponível para as advogadas brasileiras responderem e contribuírem para definir o perfil radiográfico de nossas profissionais, em cumprimento ao Provimento n. 164/2015.
“As mulheres são qualificadas, estudiosas e competentes em suas áreas de atuação”, afirma a membro da CNMA, Ariana Garcia. “Estamos caminhando bem para atingirmos representação classista equiparável aos nossos números e nossas capacidades”, reforça.
A Ministra do Superior Tribunal do Trabalho, Delaíde Alves, também proferiu palestra em homenagem às mulheres advogadas.
Participaram da reunião: a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manoela Gonçalves Silva, e Layla Gomes, Cássia Carvalho e Simone Rodrigues da subseção de Jataí.
“Hoje não temos um perfil da mulher advogada no Brasil. Este raio-X é fato importante para avaliarmos em quais regiões e estados a mulher advogada está mais atuante e tem maior percentual de atuação”, afirma Manoela. “Para aí, avaliarmos dificuldades e avanços”, avalia.
Também estiveram presentes: a conselheira federal Valentina Jungmann e a conselheira seccional Barbara Cruvinel. O presidente Lucio Flávio Paiva prestigiou os trabalhos do dia, ao lado de sua bancada.
“A iniciativa irá facilitar a adoção de medidas efetivas e eficazes para minimizar dificuldades”, analisou Valentina. “A Ministra do TST Delaide Arantes também proferiu palestra e abrilhantou o evento”.
Num gesto simbólico, o presidente da OAB Claudio Lamachia passou a presidência do Conselho Federal durante toda a sessão para a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, que conduziu os trabalhos.
(Texto: Felipe Cândido – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)