Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Jataí da Ordem dos Advogados (OAB-GO) promove no próximo domingo (5 de março) o I Encontro de Empoderamento da Mulher Jataiense. O evento, que ocorre no Clube Thermas Jatahy, a partir das 9 horas, vai reunir 600 mulheres, principalmente, as que foram vítimas de violência e são atendidas por programas sociais, com objetivo de conscientizá-las e desenvolver a sua autoestima.
A presidente da comissão e organizadora do evento, Layla Milena de Oliveira Gomes (à direita na foto ao lado), diz que a inciativa contará com palestras, serviços de saúde e bem estar, além de consultas jurídicas e psicológicas. Tudo gratuito e realizado por mais de 40 voluntários. “A violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e presente no mundo todo, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos humanos. Essa realidade não está distante da população jataiense. Queremos mudar isso”, diz.
O I Encontro de Empoderamento da Mulher de Jataí faz parte do projeto Colmeia, idealizado pela Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Jataí, e tem como parceiros a Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (UFG), Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí (IFG), Fundação Raízen, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Prefeitura Municipal de Jataí e Grupo Mais Mulheres na Política.
Programação
Seis linhas de ônibus foram disponibilizadas para levar as residentes nos principais bairros de Jataí à sede do clube. A abertura do evento contará com palestra da presidente do Conselho Estadual da Mulher, Flávia Fernandes. Após a palestra, as participantes poderão usufruir de toda a estrutura do clube. Paralelo às atividades lúdica, haverá espaços para discussão sobre autoestima e conhecimentos de gênero, legislação e direitos humanos, em núcleos espalhados pelo clube.
Layla explica que a iniciativa é um dos expoentes do Projeto Colmeia, que surgiu durante reunião ordinária da OAB/Jataí. “Nosso objetivo é fazer algo para o empoderamento e valorização da Mulher em Jataí, principalmente àquelas que não possuem oportunidade de acesso à informação quanto a seus direitos a saúde, direito de família, direito a proteção física, psicológica, intelectual e de como se resguardar dos vários tipos de violência que elas sofrem no dia a dia”, afirma.
Semana
Além do I Encontro de Empoderamento da Mulher, a OAB-GO é uma das parceiras da Semana Maria da Penha em Jataí. O Decreto Municipal 2.393 de 26 de janeiro de 2017, que institui a semana, prevê uma programação diversificada. Um dos pontos altos está na distribuição de gibis sobre igualdade e a palestra com a secretária de Cidadania, Lêda Borges, que acontece na noite de domingo, 5 de março.
A vice-prefeita de Jataí e advogada, Simone Oliveira Gomes (à esquerda na foto acima), afirma que é uma alegria para o município realizar estas atividades. “Este é um dos caminhos para uma sociedade melhor”, diz. Ainda participam do evento de domingo à noite a conselheira da Seccional da OAB, Ariana Garcia Teles; a conciliadora do Juizado da Violência Doméstica, Flávia Simões; diretora-feral do IFG, Mara Rúbia de Souza; professora do curso de Psicologia da UFG, Tatiana Machiavelli; a conselheira estadual da Mulher, Flávia Fernandes.
Serviço
I Encontro de Empoderamento da Mulher Jataiense
Dia: Domingo (5 de março de 2017)
Horário: 9 horas
Local: Clube Thermas Jatahy