12º Minicurso da CAJ reúne jovens advogados em três dias de evento

10/06/2013 Evento, Notícias

A Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) realizou, de 3 a 4 de junho, o 12º Minicurso para Advogados em Início de Carreira, Bacharéis e Estagiários. Os temas abordados foram Marketing Jurídico, Ética, Prerrogativas, Código de Defesa do Consumidor e novos mercados na advocacia.

No primeiro dia o evento contou com a presença do vice-governador de Goiás, José Eliton de Figueredo, e o tema abordado foi Guerra Fiscal e a tentativa de unificação do ICMS por parte do governo federal.  O deputado federal Sandro Mabel também proferiu palestra no evento. Em sua abordagem, ele destacou que o que deve acabar é a guerra fiscal, e não os incentivos fiscais.  A terceira palestra foi ministrada pelo secretário da Fazenda do Estado de Goiás, Simão Cirineu Dias. Ele falou sobre aspectos federativos da tributação, dívidas dos estados, comércio eletrônico e reforma do ICMS.

No segundo dia os temas abordados foram Prerrogativas e Ética na profissão.  O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, Alexandre Caiado, destacou que as garantias previstas na Lei não são necessariamente dos advogados e sim dos constituintes. O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, Frederico Augusto Auad de Gomes, também proferiu palestra e destacou as maiores infrações cometidas por advogados, salientando a importância do contrato de honorários entre o advogado e constituinte, esclarecendo que sua falta é infração ética.

Já o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Rogério Rodrigues Rocha, levou seis casos práticos para sua fala, pontuando a dificuldade que tem o consumidor para entender contas telefônicas e a quantidade de cobranças indevidas que são inseridas pelas operadoras. Rogério chamou a atenção do público para o amplo ramo para atuação da advocacia que é o Direito do Consumidor.

No último dia, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Enil Henrique de Souza Neto, falou sobre os primeiros passos do advogado em início de carreira.  Lembrou a todos das dificuldades iniciais mas destacou que, com dedicação e empenho, o sucesso é certo. Fechando o 12º minicurso falaram sobre novos mercados na advocacia o advogado Rodrigo Silveira Costa e o conselheiro seccional Samuel Junio Pereira. Em uma abordagem didática, ambos demonstraram ao público presente o vasto campo para atuação do advogado nas áreas ambiental e mineraria.

O 12º Minicurso foi uma parceira entre a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO e a CAJ, que pela primeira vez foi realizado em três dias. "O público entendeu a proposta do Minicurso e participou efetivamente nos três dias", destacou a coordenadora da Subcomissão de Capacitação Profissional da CAJ, Olga Fernandes de Moura Leite. Olga destacou ainda que o evento leva para o advogado em início de carreira temas que não são vistos na faculdade, além de proporcionar contato direto entre os colegas de profissão. "Essa é uma ótima oportunidade para os advogados vivenciarem a advocacia, discutirem temas voltados para o dia a dia da profissão", destaca. A próxima edição do Minicurso está prevista para setembro.

O presidente da CAJ, Wanderson de Oliveira, finalizou agradecendo ao público presente, a ESA e a toda diretoria da OAB-GO pelo apoio na realização dos eventos promovidos pela comissão. Também estiveram presentes no minicurso os coordenadores da CAJ Marta Neres, Thayza Florêncio, Thiago Mello, Braulio Duarte, Paulo Felipe e Pedro Mesquita, o presidente da CAJ de Aparecida de Goiânia, Renatto Rodrigues, e o diretor-adjunto da ESA Tobias Amaral.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×