Publicações OAB-GO

23/09/2022 08:00

TED promove treinamento regional com subseções sobre Plano Advocacia de Excelência

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) realizou nesta semana a série de treinamentos regionais com as subseções sobre o Plano Advocacia de Excelência. As capacitações aconteceram de 19 a 21 de setembro, de forma online, com a participação de colaboradores das subseções e da Seccional, juízes do TED e presidentes de subseções.

Em três dias, a iniciativa chegou às 57 subseções. Foram cinco encontros voltados ao treinamento acerca dos procedimentos ético-disciplinares, instruções sobre a representação ética-disciplinar ou consulta sobre o Código de Ética e Disciplina para o TED. Os treinamentos fazem parte do pressuposto da interiorização do Plano Advocacia de Excelência, criado pelo TED. 

Para a presidente Ludmila Torres, o saldo é positivo. Ela destacou que foram momentos muito produtivos. “Essa etapa é importante porque aproxima o TED da subseção para que a subseção se aproxime da sociedade, das autoridades e da advocacia para dar o suporte nas questões que são afetas à ética da advocacia”. Ela ainda destaca o comprometimento dos presidentes de subseções e dos colaboradores que participaram. “Eles se mostraram preocupados com as melhores formas de gestão e com a otimização das ferramentas de gestão”.

Diretora do TED que comandou o treinamento na quarta-feira (21), a 2ª secretária Neliana Fraga ressaltou o compromisso do TED, das subseções e seus colaboradores com o treinamento e o aprendizado da tramitação dos processos ético-disciplinates. "Estão todos compromissados com a entrega de um trabalho de excelência para a advocacia e sociedade em geral. Pude reafirmar que a diretoria do TED estará cada mais vez próxima das subseções, inclusive implementando ações em busca de demonstrar que a ética é uma importantíssima ferramenta para uma advocacia de sucesso". O 3º secretário Matheus C. Soares de Castro também comandou um dos treinamentos representando a diretoria. Dessa forma, os diretores do TED se fizeram presentes em todos os dias de capacitação.

Avaliação

A iniciativa do TED recebeu elogios e reconhecimento dos presidentes das subseções. Para Elziony Braga (Bela Vista), o treinamento foi um excelente projeto e uma iniciativa necessária. Ela revela que espera a realização de outros. “Sanou diversas dúvidas, desde aquelas sobre como proceder um protocolo até mesmo como conduzir situações específicas. Particularmente tinha muitas dúvidas nesse sentido. Parabenizo a dra. Ludmila pelo trabalho realizado e, sem dúvida, só posso dizer que foi muito positivo”.

Thaís Paiva (Luziânia) também parabenizou o TED e a elaboração de tutorial para as subseções. “Possibilita a melhor compreensão dos processos e procedimentos, a maior interação dos envolvidos, reafirmando a importância deste órgão no exercício da profissão. Quanto mais capacitados, melhor atenderemos a sociedade e a advocacia”.

Tiago Setti (Jataí) afirmou que o treinamento foi além do objetivo de estreitar relacionamento do TED com as subseções e destacou o valor da iniciativa para a advocacia do interior. “Foi salutar para as colaboradoras que realizam protocolos de representações, além de apresentar fluxograma de procedimentos. São iniciativas como essas que valorizam a advocacia do interior e mantêm a troca de informações permitindo a concretização dos objetivos coordenados do Sistema OAB.”

Murilo Dantas (Cidade de Goiás) classificou a iniciativa como um “espetáculo” e parabenizou a diretoria do TED. Para ele, que é presidente da subseção pela primeira vez, o treinamento foi de suma importância. “Por mais que todas as vezes que tive alguma dúvida e procurei o TED, tenha sido muito bem auxiliado, esse treinamento veio para dar um up e nos auxiliar. É algo realmente muito admirável por parte da diretoria e representa o amparo que tem passado às subseções”.

Grupos

Na segunda-feira (19), no período da manhã, participaram presidentes de Acreúna, Anicuns, Caçu, Caiapônia, Iporá, Jataí, Jussara, Mineiros, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Simão; à tarde participaram presidentes de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Goiás, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Nerópolis, Pirenópolis, Senador Canedo, Trindade. 

Na terça-feira (20), foi a vez dos presidentes das subseções de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cristalina, Firminópolis, Formosa, Luziânia, Planaltina de Goiás, Posse, Silvânia e Valparaíso de Goiás, pela manhã; à tarde, Ceres, Crixás, Goianésia, Jaraguá, Minaçu, Mozarlândia, Niquelândia, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Na quarta-feira (21) à tarde, participaram presidentes de Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Goiatuba, Ipameri, Itumbiara, Morrinhos, Piracanjuba, Pires do Rio e Pontalina.
Também participaram dos treinamentos a coordenadora do TED, Bruna Paiva, e a coordenadora do Protocolo da OAB-GO, Nathalia Warto.

Compartilhar / imprimir: