Publicações OAB-GO

07/07/2015 17:25

TED alcança recorde de julgamentos

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO julgou, somente no primeiro semestre de 2015, 1.179 processos. O trabalho atende às metas estipuladas pelo Conselho Federal da entidade e é resultado da busca da comissão pelo julgamento mais célere possível dos processos instaurados, sobretudo os mais antigos. 

De acordo com o presidente do TED, Frederico Auad, foram realizadas 46 sessões ordinárias e cinco plenárias, resultando em um número recorde de julgamentos, uma vez que o quantitativo desse semestre equivale ao de um ano inteiro, em outros períodos. O presidente ressalta que,  para atingir tais resultados, foram tomadas medidas que viabilizam a otimização dos trabalhos. "Nós implantamos a distribuição automática, no TED, a inclusão automática em pauta do julgamento, além da aplicação das metas e a priorização processos mais antigos", aponta. 

Para Auad, empenho e implementação das medidas foram fundamentais para a obtenção desses resultados. Segundo ele, no segundo semestre o TED ampliará sua atuação, por meio da realização de sessões extraordinárias. Atualmente, o maior número de infrações julgadas pelo TED equivalem à retenção abusiva de autos e falta de prestação de contas. Após o trânsito em julgado, os advogados condenados são submetidos a penalidades e sanções que vão da censura e multa, podendo chegar à exclusão, dependendo da gravidade. (Texto: Maria Amélia Saad - Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

Compartilhar / imprimir: