Publicações OAB-GO

02/03/2016 14:01

TED pretende aumentar e melhorar números de processos julgados do último ano

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás (OAB-GO) ficou em segundo lugar, entre as dez maiores seccionais da OAB, em quantidade de processos julgados no ano de 2015, com 3.800 litígios, conforme levantamento realizado pela revista eletrônica do portal Consultor Jurídico.

Segundo o portal, os tribunais julgaram mais de 15 mil ações - o equivalente a cerca de um processo para cada 50 advogados - uma vez que tais unidades reúnem 80% dos advogados brasileiros (788 mil). São elas, na ordem de número de filiados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco.

A pesquisa ainda mostrou que, se o total de julgados for comparado com o número de advogados registrados em cada seccional, o TED da OAB-GO julgou 13 ações para cada 100 profissionais. Os TEDs das seccionais pernambucana e do Distrito Federal estão empatados na segunda colocação, com três processos para cada centena de advogados; seguidos pelos tribunais das OABs paranaense, gaúcha e paulista (duas ações por 100 advogados).

Segundo o presidente do TED da seccional goiana, Anderson Máximo de Holanda, o objetivo é aumentar estes números com foco na qualidade de cada atuação realizada. “É importante enaltecer o trabalho realizado pela última gestão do TED, que possibilitou essa colocação. Agora, o nosso trabalho é aumentar esta estatística”.

Anderson Máximo explicou ainda que os processos deste ano começaram a ser analisados na última terça-feira (1º) e que todos os juízes e colaboradores do TED participaram, no começo do ano, de cursos para o aprimoramento e conhecimento dos trabalhos realizados no Tribunal. “Estamos todos bem preparados para instruirmos e atuarmos da melhor forma possível. Assim, vamos conseguir ter quantidade e qualidade nos processos.”

Índice de condenação
Quem imagina que os TEDs de São Paulo e do Rio de Janeiro são os tribunais que mais condenam por estarem nos estados com maior número de advogados está errado. É a seccional goiana que tem mais condenações: 2.498. São 65 penas aplicadas a cada 100 processos.

Logo atrás do TED goiano, vêm cortes de São Paulo, com 1.537 condenações, Rio Grande do Sul (826) e Rio de Janeiro (363). Os totais dos três estados representam 35, 60 e 29 penas aplicadas a cada 100 processos julgados, respectivamente.

(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO, com informações do Conjur)

Compartilhar / imprimir: