Publicações OAB-GO

14/11/2019 13:00

OAB-GO vai encaminhar a ONU e CFOAB manifesto pelos direitos civis da pessoa negra

Em reunião conjunta, a Comissão Especial de Direito Civil (CEDCivil), a Comissão de Mulher Advogada (CMA) e a Comissão Especial da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) promoveram debate sobre os direitos civis das pessoas negras nessa quarta-feira (13/11), na sede da OAB-GO.

Na ocasião, houve a leitura de um manifesto humanista sobre a consciência negra de autoria do conselheiro seccional Carlos André Pereira Nunes. O texto será submetido ao Conselho Federal da OAB e protocolado junto a Organização das Nações Unidas (ONU) e a ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

Leia o manifesto

O encontro contou com palestras da conselheira seccional e presidente da CEPIR, Maura Campos Domiciana, e do conselheiro seccional e presidente da Comissão Especial de Concursos Públicos (CECP), Carlos André Pereira Nunes.

A presidente da CMA e conselheira seccional, Ariana Garcia, ressaltou o objetivo do encontro. “O intuito é dar voz para que pudéssemos debater esse tema que hoje em dia é um dos temas centrais da nossa sociedade”. Para o presidente da CEDCivil, conselheiro seccional Clodoaldo Moreira, a “reunião foi histórica”. 

A conselheira seccional e presidente da CEPIR, Maura Campos, foi uma das palestrantes e abordou o aspecto histórico da escravidão no Brasil e discutiu sobre os direitos civis que a população negra “ainda está lutando para alcançar”. “A população negra é muito prejudicada nos espaços de poder e de decisão. Estamos lutando para tentar sarar metade dessa ferida”. Maura ainda ressaltou a força institucional da OAB para ampliar o debate na sociedade.

Também foram palestrantes o vereador Lucas Kitão; o empregado público Washington Duarte; a modelo Amambia Costa; e a advogada Lara Brito. 

Livro

A reunião também abrigou o lançamento do livro  “Ensaios Jurídicos Interdisciplinares”, organizada pelo conselheiro seccional da OAB-GO Clodoaldo Moreira; professora Márcia Santana e professor Bruno Nobre. A obra apresenta uma coletânea de artigos sobre diversas áreas do Direito, trazendo uma abordagem plural acerca dos temas trabalhados. O prefácio é de autoria do vice-presidente da CEDCivil, Tiago Magalhães Costa, elaborado em conjunto com o secretário-geral da CEDCivil, Marcos Antônio Niceas Rosa.

Compartilhar / imprimir: