Publica├ž├Áes OAB-GO

04/09/2023 12:00

OAB-GO se mobiliza em defesa de prerrogativas de advogados ameašados e suspeito Ú preso em Goiatuba

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) informa que se mobilizou junto à Polícia Civil de Goiás (PC-GO) após três advogados de Goiatuba terem sido vítimas de ameaça. A partir da mobilização dos últimos dias, o suspeito foi preso pela PC-GO, na manhã desta segunda-feira (4 de setembro), no município goiatubense. 

A OAB-GO reconhece e celebra, a condução do trabalho realizado pela Polícia Civil goiana, além de reiterar que a violação de prerrogativas da advocacia é um atentado à cidadania e ao Estado Democrático de Direito. Reforça, ainda, que é inadmissível qualquer conduta que fira os direitos dos profissionais inscritos em seus quadros, que são a baliza que defende a Justiça contra qualquer tipo de arbítrio.

Entenda o caso

Em abril, dois advogados da cidade do Sul de Goiás representaram criminalmente contra um homem pelo crime de perturbação. Após isso, ele iniciou uma série de ameaças aos profissionais. 

Os relatos recebidos pela Comissão de Direitos e Prerrogativas demonstram que o homem passou a publicar imagens de conteúdo ameaçador em redes sociais, sugerindo que iria atentar contra a vida de sete pessoas, entre elas os dois advogados que o representaram criminalmente e o presidente da subseção de Goiatuba, após intervenção deste no caso. As vítimas relataram que as ameaças foram publicadas em redes sociais de amplo alcance. 

As ameaças aconteceram em razão do exercício profissional dos advogados. Como ação imediata, a OAB-GO, representada pela presidência da subseção de Goiatuba e pela Comissão de Direitos Prerrogativas (CDP), acionou a Polícia Civil para que realizasse as devidas investigações e, após isso, tomou conhecimento da prisão do autor das ameaças.

Compartilhar / imprimir: