Publicações OAB-GO

15/01/2021 19:00

Representante da OAB-GO toma posse na presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

A presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior e dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Sara Mendes, tomou posse nesta sexta-feira (15 de janeiro), durante cerimônia virtual, como presidente eleita do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedip), para o biênio 2021-2022.

“Estar na presidência do conselho é um trabalho gratificante. Vou ter a colaboração de todos os conselheiros, da OAB, do Ministério Público. Agradeço a oportunidade de estar à frente do conselho nesse momento tão difícil que estamos vivendo (de pandemia), em que a pessoa idosa é o foco, e os cuidados e a atenção tornam-se mais necessários”, disse Sara.

A representante da Secretaria da Educação do Estado de Goiás, Rosângela de Miranda, por sua vez, tomou posse como vice-presidente.

Prestígio

Participaram da posse: o secretário-geral da OAB-GO, Jacó Coelho; a secretária-geral adjunta da OAB-GO, Delzira Santos; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Rafael Lara Martins; as conselheiras seccionais Márcia Póvoa e Maura Campos; a secretária-geral da Casag, Valéria Reis; o desembargador do TJ-GO, Anderson Máximo; o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Seccional da OAB no Acre, Ismael da Cunha Neto; o promotor Vágner Jerson Garcia, da 30ª Promotoria de Goiânia, especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; o presidente do Conselho do Idoso do Distrito Federal, dr. Mauro; a Presidente Nacional do IBDPI, Adriana Viel; a ex-presidente do CEDIP-GO, Ignês Guardiola; a representante da ABMCJ, Nilza; além de membros da Comissão Especial do Advogado Sênior e dos Direitos da Pessoa Idosa, e do defensor público Phillip Arapuá.

Delzira destacou o trabalho da nova presidente na OAB-GO. “Como diretora responsável pelas comissões, acompanho o trabalho da Dra. Sara há 5 anos como presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior e dos Direitos da Pessoa Idosa e ela tem feito um excelente trabalho e tenho certeza que juntamente com todos o's conselheiros trabalhará incessantemente pela garantia de direitos da pessoa idosa.”

Política públicas

O Cedip é o órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas para a proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Cabe ao conselho estabelecer diretrizes para a política estadual dos direitos da pessoa idosa, definindo prioridades e fiscalizando as ações, observando o Estatuto do Idoso; acompanhar a gestão orçamentária e financeira do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; promover campanhas sobre os direitos da pessoa idosa; fiscalizar as entidades e organizações governamentais e não-governamentais de atendimento aos direitos da pessoa idosa, dentre outras.



Compartilhar / imprimir: