Publicações OAB-GO

09/02/2021 15:00

CF Marcello Terto toma posse no Instituto dos Advogados Brasileiros

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcello Terto e Silva será o novo membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A solenidade de posse acontece na quarta-feira (10 de fevereiro), de forma virtual, em virtude das medidas de segurança impostas pela pandemia da Covid-19.

Procurador do Estado em Goiás, Terto destaca a relevância do IAB como uma das instituições jurídicas mais tradicionais para a difusão da formação da cultura jurídica no país. “Não há como não estar honrado em ser admitido em organização de tamanha magnitude que tem muito a me ensinar e estimular como advogado e entusiasta do direito”, afirma. 

Ele evidencia que a importância do IAB se manifestou em diversos momentos da história do Brasil. “Precedeu a Ordem dos Advogados do Brasil, cuja criação sempre foi um dos seus principais objetivos. Essa missão continua viva nos estudos e debates de questões legislativas e jurisprudenciais que fomenta para o aprimoramento da ordem jurídica brasileira e das suas instituições democráticas.” 

A indicação foi proposta pelo Conselheiro Federal da OAB Daniel Blume (MA) e pela advogada Alessandra Balestieri, ambos membros do IAB.

IAB

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi fundado em 1843 como consequência dos cursos jurídicos no Brasil, do exercício da advocacia e como a mais antiga casa de estudo do direito nas Américas.

Ao longo da história, participaram do Instituto juristas vinculados à formação do pensamento jurídico brasileiro e das instituições públicas brasileiras, dentre eles, Teixeira de Freitas, Rui Barbosa, Nabuco de Araújo, Clóvis Bevilacqua e André Faria Pereira.

Atualmente o IAB corresponde à Academia da Advocacia, sendo espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, bem como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.

Currículo

Advogado, procurador do Estado de Goiás, atua nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Financeiro, Econômico, Médico, Civil e Processual Civil. É pós-graduado em Ordem Jurídica e Ministério Público, em Direito Civil e Processual Civil e em Advocacia Pública. Foi presidente da Anape e da Apeg, foi conselheiro seccional da OAB-GO e presidente da Comissão do Advogado Público e Assalariado e atualmente é Conselheiro Federal e presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública do CFOAB. Atua em Goiânia e Brasília.

Compartilhar / imprimir: