Publicações OAB-GO

16/02/2016 22:15

Muito prestigiada, Comissão da Mulher Advogada é empossada

A nova presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), Manoela Gonçalves Silva, tomou posse, no final da tarde desta terça-feira (17), juntamente com as cerca de 180 demais membros da comissão. A prestigiada solenidade foi presidida por Lúcio Flávio Siqueira de Paiva e contou com a presença de grande número de autoridades e mulheres que militam em favor de maior participação feminina nos mais diversos setores da sociedade. 

A advogada Samara Carvalho e Silva foi empossada como vice-presidente; Kátia Pereira dos Santos Paiva, como secretária-geral e Milena Maurício Moura , como secretária-adjunta. 

Compuseram a mesa diretiva da cerimônia - além de Lúcio Flávio, Manoela, Samara, Kátia e Milena - o conselheiro federal Leon Deniz; o secretário-geral, Jacó Carlos Coelho; a secretária-geral adjunta, Simone Oliveira Gomes; o diretor-tesoureiro, Roberto Serra; a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Ana Lúcia Amorim Boaventura e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia em Goiás (ESA), Rafael Lara Martins. 

Também foram conduzidas à mesa a superintendente executiva da mulher na Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Gláucia Maria Teodoro Reis – no ato representando o governador em exercício, José Éliton Figueiredo Júnior; a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco – no ato representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Leobino Valente Chaves; e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira.

Antes da nomeação das novas integrantes da Comissão foram lidas mensagens enviadas pela conselheira federal , Valentina Jungmann, e pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, que lamentaram não terem podido comparecer ao evento em virtude de outros compromissos. 

Discursos 
Em seu discurso, Lúcio Flávio elogiou a presença de advogadas militantes no interior do Estado na comissão. ”Esta é, verdadeiramente, uma comissão da mulher advogada de todo o Estado, e não apenas de Goiânia”, comentou o presidente, que garantiu envidar esforços para tornar exequíveis os projetos que a comissão apresentar. 

O presidente lembrou e agradeceu a intensa e decisiva participação feminina durante a campanha que o elegeu, com a realização de mesas redondas pelo interior do Estado, e falou de sua satisfação pelo fato de a OAB-GO contar, em sua diretoria, com a presença de Simone Oliveira que é, a um só tempo, mulher e representante do interior ; bem como com a presença de Valentina no Conselho Federal e, ainda, com quase 30 mulheres no Conselho Seccional e dezenas de mulheres presidentes de comissões temáticas. 

Por sua vez, Manoela Gonçalves falou de sua satisfação em assumir o comando da Comissão e lembrou a conquista, pelas mulheres, da cota de 30% na Ordem. “No ano que se findou, foi aprovado o plano de valorização da mulher advogada que prevê, dentre outras políticas públicas, a defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, além da elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional”, frisou, lembrando que o Movimento Mais Mulheres na OAB alcançou grandes resultados, propiciando maior presença feminina nas diretorias e conselhos seccionais, e nas caixas de assistência.

Manoela adiantou que, entre as principais pautas da comissão, está a promoção de diálogo com as instituições, no sentido de humanização das estruturas judiciárias voltadas para as advogadas, bem como a instituição de licença-maternidade para as advogadas, de forma que os prazos sejam suspensos no período de parto. 

A nova presidente da CMA anunciou, ainda, que pretende descentralizar a Comissão, com a criação de coordenadorias e de assessorias regionais junto às subseções da OAB-GO, no que foi aplaudida. (Texto: Patrícia Papini - Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

Compartilhar / imprimir: