Publicações OAB-GO

13/04/2015 14:23

Advocacia dativa é reconhecida durante posse do defensor geral

O presidente da OAB-GO, Enil Filho prestigiou a solenidade de posse do defensor geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo Esselin Filho, compondo a mesa diretiva, nesta segunda-feira (13), no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Enil lembrou que Cleomar já prestou vários serviços à Ordem e já ocupou o cargo de conselheiro estadual por mais de um mandato, e, que ele é a pessoa indicada para exercer o cargo de Defensor Público. "A Defensoria Pública e a OAB-GO possuem uma parceria que é muito bem vista por ambas, principalmente quando envolve os advogados dativos. A Ordem tem ajudado e está à disposição para contribuir sempre que necessário", concluiu.  

Cleomar Rizzo, reeleito por um mandato de mais dois anos (2015/2017), agradeceu os presentes em sua solenidade e, citou alguns casos em que a Defensoria Pública atuou de forma providencial junto à defesa dos cidadãos e da sociedade, reforçando que é imperioso que se complete o quadro de defensores públicos com a nomeação dos aprovados no último concurso público. Segundo ele, qualquer ato contrário à autonomia da defensoria atinge de forma direta a população carente. "Somos capazes de fazer muito com pouco e transformar as adversidades em resultados positivos". 

Na oportunidade, ele colocou-se à disposição do governo de Goiás para que seja encontrada uma solução justa para que a Defensoria de Goiás deixe o título de última do país a se estruturar constitucionalmente, e, passe a figurar entre as melhores, no cumprimento de sua missão constitucional e garantir à população deste Estado a defesa integral e irrestrita de seus direitos. 

Em sua fala durante a solenidade, o governador Marconi Perilo manifestou apoio e reconhecimento ao trabalho da Defensoria e confirmou seu compromisso para restruturação da Defensoria. Referente à convocação dos novos concursados, ele informou que aguarda uma melhor definição com relação à questão orçamentária e financeira. "Vivemos uma situação financeira delicada porque há seis meses as nossas receitas caem e estamos no meio de uma gravíssima crise econômica", explicou.

Marconi destacou a importância do trabalho da OAB-GO, por meio dos advogados dativos, e, revelou que sempre teve o apoio da Ordem. "Os advogados dativos ajudaram por muito tempo em Goiânia e no interior inteiro em relação à lacuna que havia por falta da Defensoria e que continuam nos ajudando e apoiando", concluiu. 

Esteve presente à posse o conselheiro seccional da OAB-GO, Alexandre Prudente Marques; deputados estaduais, juízes, defensores públicos e demais autoridades. 

(Texto: Denise Rasmussen - Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

Compartilhar / imprimir: