Publicações OAB-GO

02/02/2015 13:22

Sebastião Macalé reforça parceria institucional com o TJ


“Nós, advogados, juntamente com os membros do Ministério Público e os Juízes, formamos esta tríade indispensável ao bom andamento da Justiça.  Não há nenhuma hierarquia entre nós. Há um respeito mútuo e se há exceções, discussões, ou intrigas,  estas não representam a grande maioria destas respectivas classes e logo são resolvidas em nome do bom senso”.  O trecho é parte do discurso proferido pelo presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, durante posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Leobino Valente, que assume o posto no lugar de Ney Teles de Paula. O secretário-geral da Seccional, Julio Cesar  Meirelles, assistiu à solenidade, realizada neste domingo (1º), na sede do Tribunal, em Goiânia.  

Em seu discurso,  Sebastião Macalé frisou que o tripé advocacia/Ministério Público/juízes  é fundamental para a boa prestação jurisdicional. “Sou filho de um alfaiate. A princípio, este ofício não guarda nenhuma semelhança com o Direito. Mas se aprofundarmos veremos que há uma certa missão pacífica entre estas profissões”, disse. “O alfaiate, de forma artesanal,  junta diferentes tecidos, cores e fitas para que estes se harmonizem numa peça só.  O advogado também trabalha harmonização, só que de ideias, com pessoas. O advogado  é antes de tudo um conciliador e, uma vez em  um litígio, se torna um elo entre a parte e a figura do Juiz. Então não há porque não trabalharmos em harmonia”. 

Na solenidade,  foram empossados também os desembargadores João Waldeck Félix de Sousa, como vice-presidente, e Gilberto Marques Filho, como corregedor-geral da Justiça.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO


Compartilhar / imprimir: