Publicações OAB-GO

01/02/2016 13:12

Empossados conselheiros federais da OAB-GO

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, empossou, nesta segunda-feira (1º), na sede do Conselho Federal da instituição, em Brasília (DF), 81 conselheiros federais que representarão as 27 Seccionais da OAB no Plenário da entidade no triênio 2016/2018. Pela OAB-GO, tomaram posse os conselheiros federais Leon Deniz Bueno da Cruz, Marcelo Terto e Silva, Valentina Jungmann Cintra, Dalmo Jacob do Amaral Júnior, Fernando de Paula Gomes Ferreira e Marisvaldo Cortez Amado. Veja a galeria de fotos

As posses ocorreram na mesma solenidade em que foi empossada a nova diretoria da OAB nacional e contou com a presença de grande parte dos representantes da OAB-GO, notadamente seu presidente, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, vice-presidente, Thales José Jayme, e secretário-geral, Jacó Carlos Coelho, além do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira, e de vários conselheiros seccionais. 

"Tenho convicção de que essa equipe representará, com muita competência, os interesses de nós, advogados de Goiás, junto ao Conselho, razão pela qual esse momento tem um grande significado não apenas para mim, mas para toda a OAB-GO", comentou Lúcio Flávio. 

Rodolfo Otávio também falou de sua confiança no grupo. "Estamos hoje legitimando a bancada goiana no Conselho Federal da OAB e temos certeza de que eles auxiliarão a também nova gestão do CFOAB, inovando em normas, legislação e procedimentos para o bem da advocacia", pontuou. 

Conselheiros Federais 
Para Leon Deniz, o momento é histórico. "Estou há quase 10 anos esperando por isso e com muita vontade de trabalhar pela reforma política interna, por políticas de inserção do jovem advogado e da mulher advogada na Ordem".

Esta também é uma meta de Valentina Jungmann, uma entre as nove mulheres advogadas que integram o corpo de conselheiros federais. Ela pretende trabalhar para ampliar a participação feminina na Ordem. "Minha participação já é resultado do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, do movimento Mais Mulheres na OAB, mas isso é só um começo. Vou batalhar para que isso ocorra em Goiás e, também, em âmbito nacional", garantiu.

Segundo Marcelo Terto, a bancada de Goiás no CFOAB trabalhará firmemente pelos interesses da advocacia goiana, "mas de forma afinada e alinhada com o programa apresentado pelo presidente Cláudio Lamachia, que se pauta na valorização do advogado como elemento essencial para o exercício da cidadania". 

As prerrogativas dos advogados também ganharão atenção especial dos conselheiros federais por Goiás. Para Fernando de Paula, a salvaguarda da sociedade passa, também, pela defesa das prerrogativas dos advogados. "Penso que nosso papel aqui vai nesse sentido. Além disso, vamos trabalhar em prol de uma menor judicialização, com a utilização de meios alternativos de composição de conflitos, por exemplo". 

Nessa linha também vai Marisvaldo Cortez, que pretende atuar para que o CFOAB cobre, das instituições de ensino superior que possuem cursos de Direto, grades curriculares que garantam melhor qualidade do ensino. 

Advogado tributarista, Dalmo Jacob, por sua vez, garante que auxiliar o CFOAB na proposição de projetos para simplificar a tributação no País, de modo a torná-la mais justa e benéfica para toda a sociedade. (Texto: Patrícia Papini, com informações de Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

Compartilhar / imprimir: