Publicações OAB-GO

26/10/2017 15:00

Representantes da OAB proferem palestra na Fenalaw

Dois representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) proferiram palestra na Fenalaw – maior evento de negócios jurídicos da América Latina, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Para um público de mais de 200 participantes, o presidente Lúcio Flávio de Paiva detalhou a visão da OAB frente o novo mercado jurídico. A presidente da Comissão Especial de Inovação e Gestão (Ceig), Isis Fontenelle, por sua vez, debateu sobre ações inovadoras na advocacia. As palestras ocorreram na noite desta quarta-feira (25 de outubro). 

Lúcio Flávio disse que a advocacia não está em crise, mas em transformação.  De acordo com o presidente, mesmo diante o avanço tecnológico que circunda a área, o ativo mais importante que o advogado continua tendo é sua reputação. “Esta reputação se constrói com conhecimento, fruto de muito estudo e práticas éticas”, disse. 

Para ele, a OAB tem papel fundamental para o fomento de ações inovadoras na advocacia. A partir de Goiás, damos exemplo, com a Comissão de Inovação e Gestão, a segunda criada no País. “A Fenalaw acertou em cheio ao incluir a temática na programação desta edição, pois interessa aos advogados em todas as fases da carreira.”

Inovação

Isis frisou que a advocacia de fato insere-se como um serviço e, diante disso, precisa ser pensada como uma empresa. “Os escritórios de hoje simplesmente não sobreviverão neste período de rápida mudança e inovação a não ser que adquiram uma competência empreendedora”, destacou. 

A presidente da Ceig destacou que a advocacia em pouco tempo passará por uma inovação disruptiva, que vem para modificar o mercado, e caso os advogados não se atentem a implantação de ações de gestão, bem como as mudanças que andam ocorrendo no mercado, seu escritório pode não sobreviver. 

“Inovação não é somente tecnologia. Vai além disso. Pode ser uma logística diferente, um novo processo. Estratégias de inovação são necessárias quando tratamos de mudanças na cultura organizacional, que possa trazer efetividade nas ações implantadas em um escritório.”

Compartilhar / imprimir: