Publicações OAB-GO

05/10/2017 21:00

Flávia Piovesan: “Advocacia goiana acerta ao discutir papel frente à defesa dos Direitos Humanos”

A secretária Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Flávia Piovesan, elogiou na noite desta quinta-feira (6 de outubro) a iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) de discutir o seu papel na defesa dos Direitos Humanos. A avaliação foi feita antes de sua palestra realizada no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, durante a II Conferência Estadual da Advocacia, que acontece de hoje até amanhã.

“É preciso aplaudir a advocacia goiana por discutir seu papel frente à defesa dos Direitos Humanos, uma luta legítima dos advogados, na garantia da legalidade, da democracia e da dignidade da pessoa humana”, disse a doutrinadora, cuja obra em Direitos Humanos é referência em dezenas de países, para mais de 2 mil advogados e estudantes que acompanharam sua palestra presencialmente e por telões espalhados pelo espaço.

Recepção

Flávia Piovesan, recebida pelo presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Roberto Serra, e pelo conselheiro federal Marcello Terto, ressaltou ainda que a luta pelos Direitos Humanos é feita de avanços e recuos, mas que é preciso sempre que a advocacia esteja atenta para atuar contra o discurso de ódio e, principalmente, contra os que vêm as diferenças como fator de diminuição.

Ela, que também é professora titular do curso de Direito da PUC-SP, afirmou que a advocacia organizada deve usar sua força catalisadora para a promoção de lutas emancipatórias de proteção após Direitos Humanos e de prevenção da dor humana, causada pela discriminação. “É urgente que se discuta um novo paradigma para a advocacia nesta luta. Sabemos que esta luta não é apenas local e que deve passar pela mudança de cultura”, afirmou. 

Compartilhar / imprimir: