Publicações OAB-GO

29/03/2018 12:00

Nota de repúdio à agressão de paciente na UPA Itaipu

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás, por meio das Comissões de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde (CDMS), Especial das Voluntárias Advogadas (CEVA), da Mulher Advogada (CMA), vem a público repudiar a agressão a uma paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaipu, em Goiânia, na tarde de quarta-feira (28/03). A paciente questionava a demora no atendimento na unidade de saúde, fato de notório conhecimento no sistema de saúde pública da capital, quando foi covardemente agredida por guardas civis metropolitanos.

É inadmissível que uma cidadã tenha sua integridade física violada, ainda mais em uma situação de vulnerabilidade de seu quadro de saúde. Como se não bastassem as deficiências na prestação do serviço público de saúde, a violência à cidadã - que foi agredida enquanto sofria dores renais - se agrava com a ocorrência desse fato lamentável e revoltante.

A OAB-GO acompanha a situação das unidades de saúde de Goiânia e exige providências imediatas para investigar o caso e a punição exemplar seja aplicada aos agressores.

Lúcio Flávio Siqueira de Paiva
Presidente da OAB-GO

Caroline Regina dos Santos
Presidente da CDMS

Eliane Simonini Baltazar Velasco
Presidente da CEVA

Ariana Garcia do Nascimento Teles
Presidente da CMA

Compartilhar / imprimir: