Publicações OAB-GO

26/07/2022 10:00

“Este primeiro ato de transferência da OAB-GO é o resgate de uma dívida histórica”, destaca Rafael Lara Martins em cerimônia na cidade de Goiás

De forma inédita, desde a sua instalação há 90 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) foi transferida simbolicamente para a cidade de Goiás em cerimônia nessa segunda-feira (25 de julho) na sede da subseção. O ato fez parte da programação dos 295 anos da antiga “Vila Boa”, quando as estruturas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram transferidas para a cidade.

A participação da Ordem goiana na celebração teve o objetivo de prestigiar o aniversário do município, além de reconhecer a importância histórica para a advocacia da cidade, capital do Estado até 1933. A transferência foi consolidada com a assinatura do ato normativo nº 02/2022 de transferência dos trabalhos da OAB-GO e da Casag para a subseção de Goiás.

"Este primeiro ato de transferência da Seccional para esta cidade é, antes de tudo, o resgate de uma dívida histórica", resumiu o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.

Rafael Lara Martins recordou o histórico da Seccional na cidade de Goiás - criada em 1931, a OAB-GO foi instalada em 12 de abril de 1932 e teve sua primeira diretoria eleita 46 dias depois. Destacou ainda a história da subseção e a relevância histórica da cerimônia e anunciou que ela ocorrerá nos próximos anos. 

“É no reconhecimento do passado que sabemos que trilhamos bons caminhos no presente para a construção do nosso futuro”, frisou. O presidente da OAB-GO finalizou com versos:“eu que sou homem de presente, gosto de futuro e prego a harmonia, encerro este dia com meu velho jargão: viva a advocacia!”

Reconhecimento

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), enalteceu a relevância da Seccional Goiana e do ato de transferência dos trabalhos. “O que a OAB-GO tem feito é a somatória de ações que têm mudado o perfil desta instituição. É uma OAB-GO ativa que debate todos os assuntos e valoriza sua história. É uma alegria termos a presença e a transferência da OAB para a nossa querida Vila Boa”, reconheceu.

O chefe do Executivo Estadual também reforçou a indispensabilidade da advocacia, destacou o trabalho da advocacia dativa e o esforço para a quitação total dos débitos com os profissionais que prestam assistência jurídica a pessoas em vulnerabilidade econômica. 

O presidente da Casag, Jacó Coelho, também celebrou a transferência dos trabalhos da Seccional. “A cidade de Goiás é o nosso berço, a nossa origem. Aqui, nós começamos a nos desenvolver, a construir nossa identidade goiana”.

Ele listou as contribuições literárias, históricas e culturais que fazem de Goiás um Patrimônio da Humanidade desde 2001. "Goiás é arte em cada canto. Saíram daqui importantes e inovadoras páginas da nossa literatura, com os escritos de Cora Coralina e Hugo de Carvalho Ramos; estas ruas também são o palco da Procissão do Fogaréu, que enche nossos olhos em um espetáculo de luz e sombras, cores e sons".

A diretora-presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-GO), Antonia Chaveiro, disse ser uma honra estar à frente da ESA e em forte parceria com as subseções, sobretudo a de Goiás, berço do sexto curso de Direito do país. “É uma honra estarmos voltando a nossa origem”, declarou.

Emoção

Por sua vez, o presidente da subseção, Murillo de Oliveira Dantas, frisou que a comemoração do aniversário da cidade de Goiás mexe com o sentimento do cidadão vilaboense. “Estou dominado pela emoção. Hoje temos a condição de estar aqui, recebendo todos, e fica gravado na história de Goiás e da subseção, uma subseção onde a advocacia dativa trabalha muito e esta cidade é exemplo”, afirmou. 

O desembargador Guilherme Gutemberg também destacou a emoção de participar do ato histórico. “A advocacia é essencial para o Estado como um todo e atualmente vemos um Judiciário aberto para as reivindicações da categoria”. O prefeito de Goiás, Aderson Gouvea (PT), reforçou o simbolismo da cerimônia. “Esse ato é significativo para a cidade de Goiás e para os que estão presenciando esta valorização da cidade”.

A solenidade foi prestigiada pela advocacia vilaboense, diretoria da OAB-GO, da Casag e da ESA-GO, conselheiros federais e seccionais, por autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, da Defensoria Pública de Goiás, do Ministério Público de Goiás, da Procuradoria-Geral do Estado, do Tribunal de Contas dos Municípios, entre outras.

Mais sobre o evento, confira aqui

Compartilhar / imprimir: