Publicações OAB-GO

15/09/2022 21:00

Com programação recheada, IV Congresso de Inovação e Gestão Jurídica – Centro-Oeste inicia com foco em tecnologia na advocacia

Foi dada abertura, na noite desta quinta-feira (15/9), do IV Congresso de Inovação e Gestão Jurídica – Centro-Oeste. A iniciativa é da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), e acontece de modo presencial na sede da Seccional, localizada no setor Marista.

O congresso tem como coordenadora-geral a advogada Ísis Fontenele. Dentre os temas que serão abordados estão: Inovação e Gestão Jurídica; Metaverso e a Advocacia 4.0; Tecnologia, do dia a dia ao futuro: Dados, IA, Metaverso e NFTs; Estratégia no pós-pandemia; Provimento nº 205/21 e os avanços do Marketing Jurídico.

“Nosso evento já se tornou tradicional aqui em Goiás. Foi uma longa caminhada e muitos momentos difíceis para todos nós, por conta da pandemia que afligiu a todos. Me orgulho muito de fazer parte desta história e ver que este projeto trouxe frutos”, afirmou Ísis, em discurso inicial. 

“Todo o esforço valeu a pena. Estamos aqui para celebrar”, disse de forma emocionada. Ela foi aplaudida pelos presentes, após citar a caminhada nos últimos anos. “Traremos assuntos atuais: como saúde mental, diversidade, o que é impensável não citar estes assuntos hoje em dia”, completou. 

Por fim, ela citou nominalmente a equipe de apoio do evento: Ana Manoela Caixeta, Cleide Marins, Laura Meyer, Amanda Amorim, Erick Rocha, Gilberto Fortunato, Lazara Hungria, Marielly Guimarães, Rayff Machado e Thaynnara Ferro.

Já o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, na palestra de abertura ensinou três passos fundamentais, de acordo com ele, para transformar a advocacia sob a ótica de inovação e gestão. “É preciso sonhar. É preciso querer chegar a algum lugar. Quem não sonha, não sai de casa de manhã. Eu sonhei um dia que eu seria presidente da OAB”, contou. “O segundo passo é planejar. Não adianta fugir do mundo real e só sonhar. Então, tem que planejar. Eu sugiro durante este evento que cada um anote as grandes ideias dos painéis”, pontuou. “Por fim, execute. Este é o segredo para qualquer área da advocacia”, completou. 

O presidente da Casag, Jacó Coelho, declarou a experiência de três décadas na advocacia, afirmando que investimentos em inovação e marketing jurídico são fundamentais para a gestão de carreiras e de escritórios de sucesso. “No empenho por um serviço mais ágil e efetivo, devemos recorrer a soluções tecnológicas e gestacionais que possibilitem as informações transitarem mais veloz, e que simplifiquem processos de trabalho, como meio para aperfeiçoar a busca da prestação de nossos serviços”, disse.

O diretor-geral da ESA, Rodrigo Lustosa, pontuou que a Escola acredita na inovação e gestão. “Nós temos cursos regulares oferecidos semestralmente sobre estes temas”. 

Painéis
No primeiro painel desta noite, o tema foi Metaverso e a Advocacia 4.0. O moderador foi Daniel Marques (da CEO AB2L), acompanhado dos painelistas Erick Nybo (da Bits Academy), Fábio Cendão (o Sócio Fundador da FCM LAW) e de Ricardo Motta (o sócio da Viseu Advogados, 1° escritório no Metaverso).

Na sequência, foram debatidas estratégias no Pós-Pandemia. A mediadora foi Katia Macedo (a Sócia Premium Consultoria e Treinamento), acompanhada dos painelistas Érika Siqueira (a Presidente da Comissão Gestão de Escritórios de Advocacia OAB/DF), Allinne Garcia (gestora jurídica) e Ricardo de Assis (o Gestor Legal – Amaral e Melo Advogados).

Para fechar a noite, Renato Barbosa, Head of A.l. no EBANX, e Ex-líder de A.l. da Amazon AWS, falou sobre Tecnologia do dia a dia ao futuro.Nesta sexta-feira, o congresso segue com a grande programação. Clique aqui para acompanhar uma a uma. 


Compartilhar / imprimir: