Publicações OAB-GO

14/10/2022 17:00

OAB Goiás participa da Jornada Jurídica da Universidade Paulista, em Goiânia

A presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Ludmila Torres, explanou na noite desta quinta-feira (13/10) sobre “Ética no Marketing da Advocacia” dentro da 18ª Jornada Jurídica da Universidade Paulista (UNIP), em Goiânia.

Com o tema “Atualidades do direito por uma visão multidisciplinar", a jornada é uma realização da UNIP com a participação de grandes nomes do Direito. O evento tem como objetivo apresentar o cotidiano do ordenamento jurídico, esclarecimentos de dúvidas e exercícios de práticas da área do Direito.

Antes de explanar sobre a ética no marketing da advocacia, Ludmila Torres explicou a composição e funcionalidade do TED ao descrever os trâmites dos processos éticos disciplinares. Sobretudo, a celeridade em que o órgão da Seccional apura e aplica sanções em razão da prática de infrações aos regramentos da atividade advocatícia.

Ética no Marketing da Advocacia

"O advogado não é produto e o advogado que se comporta como produto, assim será tratado", enfatizou Torres ao dizer para os espectadores do painel que dentro do Marketing Jurídico a publicidade é permitida desde que o Código de Ética e Disciplina seja respeitado.

A presidente do TED especificou ainda que tudo é delimitado num conteúdo de divulgação pelo advogado com o proposito exclusivo de levar conhecimento ao público sobre conteúdo jurídico, sem mercantização, e emprego excessivo de recurso financeiro no patrocínio de informações.

Para a conselheira seccional da OAB Goiás, Alessandra Leite, as discussões pautadas por Ludmila Torres elevam o nível de conhecimento de estudantes e até mesmo profissionais da área já formados. "A gente nota que muitos advogados, já com alguns anos de carreira profissional, não têm esse conhecimento que hoje foi apresentado aqui. Portanto, é uma preparação diante de um tema tão importante dentro do exercício profissional", reconheceu.

TED vai à Faculdade

A coordenadora do Núcleo de Ensino da Ética na Advocacia do TED e presidente da 11ª Câmara Jugadora do órgão, Renata Osório Casiquinho Bittencourt, explica que "o 'TED vai à Faculdade' tem como objetivo familiarizar e desmistificar a ética entre os acadêmicos, futuros advogados e operadores do direito, programa que faz parte do Plano Advocacia de Excelência, formatado pelo TED que por meio de seus juízes mostrem a advocacia com eficiência e reconhecimento do mercado passando pela ética profissional", explica.

A participação da presidência do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Goiás na 18ª Jornada Jurídica da Universidade Paulista representa o início do projeto "TED vai à Faculdade", com o propósito de levar aos cursos jurídicos os conhecimentos acerca da ética no marketing jurídico. 

Ludmila Torres adiantou que o lançamento do projeto será realizado no dia 25 de outubro na Subseção da OAB-GO de Inhumas. Os trabalhos contarão com o auxílio dos juízes do TED. "É muito importante levarmos esses conteúdos as subseções da Seccional. Já temos definidas as subseções de Inhumas e Jataí", prevê.

A presidente da subseção de Inhumas, Euster Pereira, avalia ser um passo inédito e muito importante que irá contribuir na formação dos acadêmicos do Direito. "O TED vai à Faculdade vai contribuir significativamente na formação desses profissionais que ao chegarem no mercado poderão ter conhecimento de suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho", ressalta.

Compartilhar / imprimir: