Publicações OAB-GO

05/12/2023 18:00

OAB-GO participa da abertura da Semana de Arte e Sabedoria Jurídica Negra do TJGO

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) participou da abertura da primeira edição da SAWABONA - Semana de Arte e Sabedoria Jurídica Negra, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), nesta segunda-feira (4/12). A Seccional Goiana foi representada por meio do vice-presidente executivo da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA), professor Carlos André Pereira Nunes; e do presidente da Comissão de Igualdade Racial da Seccional Goiana, Gustavo Nogueira Filho.

O objetivo da iniciativa é promover a conscientização e o diálogo sobre questões raciais, culturais e jurídicas, integrando a arte e a sabedoria jurídica em um espaço de aprendizado e reflexão. Após a abertura, houve a exibição de um documentário e uma roda de conversa.

De acordo com o vice-presidente executivo da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA), professor Carlos André Pereira Nunes, para combater o racismo estrutural no Brasil é preciso ações coordenadas pelo cientificismo e intelectualidade. "O racismo é uma ideia e uma percepção de mundo", alertou.

Já o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-GO, Gustavo Nogueira Filho, parabenizou o Poder Judiciário goiano pela iniciativa e lembrou que os debates servem para promover a igualdade racial.

Igualdade racial 

Segundo a coordenadora do Comitê de Igualdade Racial do TJGO, juíza Adriana Maria dos Santos Queiroz de Oliveira, a iniciativa não é apenas um evento, é um provimento de conscientização e educação sobre igualdade racial e diversidade cultural. “Isso representa um passo significativo em direção à construção de um Judiciário mais inclusivo e sensível às diversas realidades sociais”, destacou.



Compartilhar / imprimir: