Publicações OAB-GO

17/10/2022 15:00

Mais de 500 alunos de escolas públicas recebem livros arrecadados pela Comissão de Cultura da OAB-GO

A Comissão de Cultura (CC) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), por meio da parceria com o projeto "Livros Para Todos, realizou a doação de 530 livros para estudantes da rede pública de educação de Goiânia, entre os dias 10 e 11 de outubro. 

De acordo com a presidente CC, Lídia Lamounier, a ação promovida conta com a parceria da idealizadora do projeto “Livros Para Todos”, Marcela Barros, juntamente com advogados voluntários que fizeram as primeiras doações dos livros arrecadados no decorrer deste ano.

Doações 

No dia 10 de outubro, a ação ocorreu no Colégio Estadual Professora Olga Mansur, ocasião em que foram doados livros a 290 alunos, os quais podiam escolher os exemplares de sua preferência, e ainda, 70 livros à biblioteca local. Dentre os exemplares entregues estavam clássicos como "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna e HQs da Marvel, atendendo a todos os gostos e faixas etárias.

No segundo dia de entrega, em 11 de outubro, as doações foram para o Centro de Ensino Dom Abel, onde foram entregues 560 livros, para os alunos, professoras, funcionárias da cozinha e acervo da biblioteca. Entre os materiais doados, estava a coleção do Harry Potter, que iniciou imediatamente a ideia de Clube do Livro no local, para que os alunos pudessem compartilhar entre si os exemplares escolhidos.

Durante a ação no Centro de Ensino Dom Abel, houve ainda uma apresentação cultural de viola caipira, conduzida pelo advogado e músico Wellington Pavas, membro da Comissão de Cultura, prestigiada por todos os presentes, que cantaram ao som dos clássicos do sertanejo raiz.

O projeto "Livros Para Todos"

Antes das entregas, em ambas as escolas houve palestras de incentivo à leitura, aos estudos e ingresso à Universidade, conduzidas pela presidente da CC, pela idealizadora do projeto e pelos advogados voluntários presentes.

Os representantes da Seccional Goiana foram recebidos pelas diretorias e corpos docentes das escolas onde demonstraram grande interesse para o desenvolvimento de projetos educacionais em parceria com a OAB-GO.

Ações futuras 

A campanha de arrecadação “Livros Para Todos” continua por prazo indeterminado e mais doações de livros serão realizadas para estudantes de escolas públicas até o fim do ano de 2022.

A parceria entre a OAB-GO e o projeto "Livros Para Todos", já foram arrecadados mais de 1.000 livros literários, destacando-se o livro "Transição: o outro lado do vestibular" da autora goiana Maria Inez Machado, doada em quantidade suficiente para que os professores possam trabalhar a obra com seus alunos, conforme pedidos dos próprios educadores.

Compartilhar / imprimir: